ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
Por: Erika Regina • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.962 Palavras (12 Páginas) • 155 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
Aline Micheski RA: 7930699254
Érika Novais RA: 7377566992
Edicléia Oliveira RA: 7531594074
Laice Regina RA: 7377569521
Guarulhos
Setembro de 2015
ALINE MICHESKI RA: 7930699254
ÉRIKA NOVAIS RA: 7377566992
EDICLÉIA OLIVEIRA RA: 7531594074
LAICE REGINA RA: 7377569521
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, criatividade e recreação”, sob orientação do professor-tutor presencial Thais Matteucci.
Guarulhos, 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------04
ETAPA 01 - RELATOS SOBRE AS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.....................................................................................05
- Memórias Aline------------------------------------------------------------------------------------05
- Memórias Edicléia--------------------------------------------------------------------------------06
- Memórias Erika------------------------------------------------------------------------------------06
- Memórias Laice-----------------------------------------------------------------------------------06
ETAPA 02 - O PAPEL DA ARTE NA ESCOLA, RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO-----------------------------------------------------------------07
2.1 Qual é o Papel da Arte na Educação Contemporânea?--------------------------------08
ETAPA 03 - QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA?--------------------------------------------------------------------------------------------09
3.1 – Plano De Aula-----------------------------------------------------------------------------------10
ETAPA 04 – IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DOS TRABALHOS COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE INFANTIL------------------------------------------------------------------------------------------------12
CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------------------13
BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------------------------14
INTRODUÇÃO
Esta Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Arte, Criatividade e Recreação tem como objetivo compreendermos e apropriarmos da importância do ensino das artes na educação infantil.
Na primeira etapa entenderemos a importância da arte e da criatividade no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança, através de narrativas autobiográficas das memórias escolares relacionadas às práticas artísticas.
Na segunda etapa, compreenderemos a função das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança, e da sua função na educação contemporânea.
Na terceira etapa deste trabalho abordaremos a importância da escolha de materiais e de atividades que levem a criança a aprender através do lúdico e das artes e os processos necessários para esta aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Abordaremos as habilidades fundamentais através dos três importantes pilares para o desenvolvimento expressivo e criativo da criança: artes visuais, músicas e danças, teatro e jogo dramático. Para fixação deste conteúdo abordado, será realizado um plano de aula que explore estas habilidades.
Finalizaremos na quarta etapa justificando a importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.
ETAPA 01
- Relatos Sobre as Memórias Escolares Relacionadas às Práticas Artísticas.
Através do resgate das vivências escolares das práticas artísticas é possível refletimos da importância do papel do professor de propiciar o máximo de experiências e vivencias com as artes e a recreação. Esse contato trará uma consciência que se arrastará e refletirá por toda a vida do aluno, dentro e fora de sala de aula.
1.1 Memórias – Aline
As práticas artísticas que vivenciei em toda minha trajetória escolar foram de fundamental importância na formação pessoal e profissional. Tenho uma grande afinidade com esta disciplina e para minha sorte sempre tive professores que nos estimulavam a criar, pintar, encenar, dançar, desenhar, cortar e colar;
Lembro-me em especial da apresentação de final de ano e formatura do pré-primário onde fizemos uma encenação sobre o nascimento de Jesus, onde fiz o papel de um anjo. Romper barreiras da timidez, a se relacionar com os colegas foi um grande aprendizado e ficou marcado, porque era um momento de encerramento e comemoração por completarmos esta etapa nas nossas vidas, rumo à outra escola para a 1º série.
...