ARTES, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
Por: Felidianefer GOMES FELIX • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.430 Palavras (6 Páginas) • 804 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ARTES, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
FELIDIANEFER GOMES FELIX
THAIS MARIA PEREIRA
VANESSA SMIRELLI PEREIRA
CAMPINAS– SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ARTES, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
FELIDIANEFER GOMES FELIX RA: 6578284608
THAIS MARIA PEREIRA RA: 6579323369
VANESSA SMIRELLI PEREIRA RA: 6944445086
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Artes, criatividade e recreação ”, sob orientação do professor-tutor _______________________________
CAMPINAS – SP
2015
INTRODUÇÃO
Na medida que é trabalhado artes em sala de aula ou fora dela, fica claro para os professores o interesse dos alunos e a proximidade deles uns com os outros independente de faixa etária.
A expressividade artística pode ser manifestada de várias maneiras utilizando os mais diversos recursos.
As manifestações artísticas são exemplos vivos de diversidades culturas dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares.
ETAPA I
Memórias Escolares:
Thais: Quando eu estava na 4º série me lembro que minha professora ensinava trabalho com artesanato, trabalhávamos com garrafas pet, palitos de sorvete e argila. Fazíamos objetos como quadros, porta jóias, porta retratos e vasos, no final do semestre esses trabalhos ficavam expostos para que os familiares vissem no dia da reunião de pais.
Alguns trabalhos eram vendidos e com o dinheiro compravam bolas para os artesanatos, materiais para artesanatos e jogos.
Vanessa: Na 3º série do fundamental , lembro que na sala de aula, na aula de artes a professora pediu para que cada grupo fizesse um tipo de moradia. O meu grupo ficou com a casa de palafita, uma casa da região Amazônica onde as casas são feitas de madeiras construídas dentro dos lagos e rios.
Fizemos essa casa em miniatura como uma maquete, com palitos de sorvete, isopor, papel celofane e água, ficou linda, pois no final da exposição a professora sorteou cada casa para o seu grupo, e eu fui sorteada do meu grupo e levei a casa de palafita para minha casa fiquei muito feliz e brinquei.
Felidianefer: Meu primeiro contato com a arte foi no pré com 6 anos me lembro que tinha que colar algodão no desenho do Papai Noel, tinha também um desenho da vela para colorir e colar papel laminado da cor dourada, para ficar acesa. Também o trabalho do Dia das Mães, onde tinha que pintar a mão com tinta para carimbar no cartão.
A escola foi muito importante porque amava educação artística e passou a ser minha aula preferida não faltava de jeito nenhum, foi importante para minha coordenação motora, e descobri que não é preciso saber desenhar e sim que podemos gostar sem saber desenhar muito bem.
Desde muito cedo, o estimulo é um campo de investigação para a criança, elas gostam de investigar colocar na boca, experimentar e isso, deve ser estimulado.
Porque acham que na arte deveria ser diferente os pequenos não fazem arte porque não sabem faze-lo.
Mas o professor bem preparado pode realizar um bom trabalho e só ter imaginação e querer fazer.
Hoje em dia a quantidade de estímulos visuais é muito grande. Isso é importante porque legítima, valoriza as conquistas além de possibilitar novas experiências este processo é muito importante para a criança poder fazer e desmanchar o que fez.
Enfim, a arte é expressão da vida, que associada ao processo de criação transformou-se na capacidade de exercer plenamente a condição do ser humano.
Percebi pelos relatos de todos do grupo que na infância existiram sim muitos estímulos artísticos que foram tão importantes que ficou na memória de cada um do grupo.
Senti isso quando nos juntamos para descrever o relato o brilho no olhar de cada umas das integrantes do grupo inclusive no meu. Momentos que mesmo que quiséssemos não será apagado algo que na época parecia sem importância hoje mostra que nos trouxe lindas recordações e um grande aprendizado.
ETAPA II
A arte está ligada a vários processos: esculturas, cerâmicas, museu, nos jardins, teatro, arquitetônico, cidades modernas, pinturas, obras de arte e arte na educação.
A arte é a expressão da vida que associada no processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo possibilitando assim a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo o seu raciocínio com a criatividade e imaginação.
Criando-o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites, tornado-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.
A arte vem se caracterizando ao longo do tempo, como disciplina específica.
Os modernistas foram os primeiros em criar as primeiras escolas especializadas em artes, para as crianças.
Aos poucos, o método convencional de ensino vai ganhando terreno nas redes formais de educação e vários professores começam a adquirir este novo educacional em artes.
Entre tanto é onde o ensino de arte também vista como atividade artísticas podendo dar conta do desenvolvimento do potencial criativo das crianças.
A arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na educação ela forma um cidadão que possa intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social.
ETAPA III
Plano de Aula: Artes
Tema: Músicas e suas influências nas culturas.
Público alvo: 4 anos
Tempo Estimado: 1 hora
Justificativa: As músicas são bem antigas, tão antigas como a existência do homem. É muito importante que os alunos compreenda, pois a música influência nos povos e nas culturas.
...