AS ATIVIDADES LÚDICAS E O ESTIMULO AO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Por: Carina Pereira • 28/5/2019 • Monografia • 15.091 Palavras (61 Páginas) • 309 Visualizações
FATECE
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
DÉBORA REGINA DE OLIVERA RODRIGUES
AS ATIVIDADES LÚDICAS E O ESTIMULO AO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS.
PIRASSUNUNGA
2015
FATECE
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
DÉBORA REGINA DE OLIVERA RODRIGUES
AS ATIVIDADES LÚDICAS E O ESTIMULO AO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS.
Monografia apresentada como exigência do curso Educação Infantil e Letramento sob orientação da
professora Adriana Costa Gonçalves.
Pirassununga
2015
DEDICATÓRIA
Gostaria de dedicar e agradecer a tutora Adriana, a Deus em primeiro lugar, ao meu esposo Vladimir e a minha família.
“Uma criança que, domina o mundo que a cerca é a criança que se esforça para agir neste mundo. Para tanto, utiliza, objetos substitutos aos quais confere significados diferentes daqueles que normalmente possuem. O brinquedo simbólico, o pensamento, está separado dos objetos e ação surge das ideias e não das coisas”.
Vygotsky (1998)
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo, as atividades lúdicas e o estimulo ao desenvolvimento do aluno. Os jogos, as atividades para exercitar a habilidade mental e a imaginação, as brincadeiras tipo desafios, as brincadeiras de rua, ou seja, toda a atividade lúdica agrada, entretém, prende a atenção, entusiasma e ensina com maior eficiência, porque transmite as informações de várias formas, estimulando diversos sentidos ao mesmo tempo e sem se tornar cansativo. Em um jogo a carga informativa pode ser significantemente maior, os apelos sensoriais podem ser multiplicados e isso faz com que a atenção e o interesse do aluno sejam mantidos, promovendo a retenção da informação e facilitando a aprendizagem. Portanto, toda a atividade que incorporar a ludicidade pode se tornar um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
Palavra – chave: Lúdicas,brincadeiras, jogos, aprendizagem.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
CAPITULO I O LÚDICO AO LONGO DA HISTORIA 10
1.2- A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A BRINCADEIRA 13
1.3- JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA ATUALIDADE. 24
CAPITULO II A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO UNIVERSO INFANTIL ESCOLAR 26
2.2 O LÚDICO E AS PRATICAS PEDAGÓGICA 29
2.3- AS TECNICAS LÚDICAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 31
CAPITULO IIIDESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO 34
3.2- PERÍODO SENSÓRIO MOTOR- 0 Á 2 ANOS 35
3.3- PERÍODO ´PRÉ - OPERACIONAL - 02 Á 7 ANOS 39
3.4- PERÍODO OPERATÓRIO CONCRETO 07 AOS 12 ANOS. 42
3.5- PERÍODO HIPOTÉTICO INTUITIVO OU PENSANTE. 11 AOS 12 ANOS 45
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 51
INTRODUÇÃO
O uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem serve como estímulo para o desenvolvimento do aluno e faz com que ele aprenda o valor do grupo. Por meio do lúdico, o aluno realiza aprendizagem e torna-se um agente transformador encontrando uma forma de representar o seu contexto. É o vínculo que une a vontade e o prazer durante a atividade.
Os jogos educacionais se caracterizam por estimular a imaginação infantil, auxiliar no processo de integração grupal, liberar a emoção infantil, facilitar a construção do conhecimento e auxiliar na aquisição da auto-estima.
Os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. O jogo de regras marca o enfraquecimento do jogo infantil e a passagem ao jogo adulto, que é a atividade lúdica do ser socializado, possibilitando desencadear os mecanismos cognitivos de equilibração e é também um poderoso meio para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. A Escola deve enfatizar o jogo, as situações-problemas, os desafios e conflitos. Essas práticas devem ser freqüentes nas salas de aula, pois, por meio do jogo, a criança sente uma razão intrínseca para exercitar sua inteligência e capacidade. As crianças podem reforçar conteúdos vistos em aula de uma maneira atraente e gratificante. O jogo na perspectiva construtivista constitui-se em um recurso pedagógico de inestimável valor na construção da escrita e da leitura, além de propiciar o desenvolvimento cognitivo. Os jogos proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente em uma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento. Os jogos possuem um papel relevante no processo de aprendizagem fazendo os alunos adquirem iniciativa e autoconfiança
Por meio do brinquedo a criança aprende a
agir em uma esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. O brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Os jogos educacionais oferecem um mecanismo alternativo de aprendizagem e ganham popularidade nas escolas. Eles devem ser usados adequadamente pelos professores como um poderoso motivador para o início do processo de aprendizagem, estimulando as relações cognitivas como o desenvolvimento da inteligência, as relações afetivas, verbais, psicomotoras e sociais. Os jogos provocam uma reação ativa, crítica e criativa dos educandos, socializando o conhecimento. O aluno é diferenciado e valorizado como pessoa. Os aspectos afetivos são determinantes na construção da personalidade e eles se revelam de forma explícita no jogo.
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