AS BELAS MENTIRAS
Por: reginapatriciap • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 1.424 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA
REGINA PATRICIA PERES DA SILVA
RESUMO DO LIVRO AS BELAS MENTIRAS
BARRA DO GARÇAS – MT
SETEMBRO, 2015
REGINA PATRICIA PERES DA SILVA
RESUMO DO LIVRO AS BELAS MENTIRAS
Resumo elaborado para fins de avaliação parcial da disciplina Planejamento e Avaliação do Curso de Pedagogia-Licenciatura Docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia-FACISA, 4º semestre. Professora Gisele Silva Lira De Resende.
Barra do Garças – MT
Maio de 2015
As Principais idéias do livro As Belas Mentiras
No livro “ As Belas Mentiras” de Maria de Lourdes Chagas Deiró Nossella, aborda sobre vários temas, aonde vem mostrando uma desconstrução da maioria dos livros didáticos.
A autora ressalta sobre a família, escola, pátria, ambiente, trabalho, pobres e ricos, virtudes, explicações cientificas, índio e capas e ilustrações. Em cada tema, nos mostrou como os livros didáticos nos trazem as historias lindas, tudo perfeito sem preconceitos e diferença social. Mas no decorrer da leitura podemos observar que há classe dominante e a classe dominada.
Vem-nos mostras que ao escolher o livro didático deve-se analisar seu conteúdo, pois na maioria das historias dos livros não condiz com a realidade. Pois muitos destes trazem que a família é sempre feliz, que não há conflitos, que a mãe é dona de casa, o pai é o chefe da família. A escola é linda perfeita, todas têm boas estruturas, boas condições de receber seus alunos, e que tem um ensino de qualidade, que todos são tratados com igualdade que não há preconceito. Já a pátria mostra nos livros didáticos que devemos crescer, para defender nossa pátria ate a morte. Que nosso meio ambiente está perfeito, que não tem desmatamentos nem queimadas. Que o trabalho dignifica o homem, que todos trabalham felizes e satisfeitos, que todos os trabalhos são iguais. Aonde os pobres são heróis e seres virtuosos, e o rico é generoso por ajudarem os pobres. As virtudes só possuem aqueles que são capazes de obedecer, respeitar e que sejam educados. O índio nos livros é mostrado como seres valentes, corajosos, leal e que vivem na selva. Nas capas e ilustrações pois as imagens trazem um impacto mas rápido muita das vezes maior do que a comunicação.
Então podemos observar que Maria de Lourdes vem desmistificar, todas essas historias que os livros didáticos trazem, mas ressaltando que alguns já mudaram que já são, mas próximos da realidade do nosso alunado. E o professor ao escolher o livro didático não pode ser somente pela beleza das ilustrações, pelas quantidades de paginas, e sim analisar se o contexto do livro irá satisfazer o propósito a ser alcançado. Tentar escolher o que chega mas próximo da realidade dos alunos, pois com uma escolha errada poderá trazer para seu aluno frustrações, ou seja, nem toda criança ganha presente no natal e nem tem uma mesa farta de comida, que nem toda família e constituída de mãe, pai e filhos, pois a cultura já mudou-se muito.
...