AS HISTÓRIAS PARA CONTAÇÃO DO PROJETO HISTÓRIA POR UM FIO
Por: cafontanari • 29/5/2020 • Trabalho acadêmico • 978 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
A pomba e a formiga
Uma formiga por tanto trabalhar levando alimentos de lá para cá, de cá para lá, estava morrendo de sede, se aprumou e desceu até um riacho, quando estava bebendo água, começou a chover e as aguas do rio começaram a ficar mais ferozes e logo a formiga foi arrastada pela correnteza. Desesperada a formiga começou a gritar:
- Socorro, socorro, alguém me ajude – Mas como a formiga tão pequenina e voz fina, pensou que iria morrer afogada.
Uma pomba que se encontrava em um galho de uma árvore viu a urgência da formiga, pegou um graveto aproximou-se voando com rapidez da correnteza e alcançou a formiga que subiu no ramo e se salvou. A formiga, muito agradecida, assegurou à sua nova amiga:
- Muito obrigada, lhe devo a minha vida. Estou em dívida com você dona Pomba e que se acontecesse alguma situação que precisar da minha ajuda ficarei imensamente feliz de ajudar.
A pomba não conseguia imaginar como a formiga poderia ser útil a ela. E falou com uma voz descrente:
- Está bom dona Formiga, tenho certeza que vai me salvar um dia. Aham
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros que estava caçando na floresta avistou a pomba e mirou seu rifle na direção da ave, a ponto de matá-la, aguardava o momento certo. A formiga vendo o perigo em que sua amiga corria, a formiga rapidamente entrou na bota do caçador e picou o seu tornozelo, fazendo-o soltar a sua arma.
O rápido instante foi aproveitado pela pomba para levantar vôo, e assim a formiga pôde devolver o favor à sua amiga. E quando a dona Pomba olhou para baixo, viu o caçador gritando:
- Droga, essa formiga me picou – E começou a se coçar.
Então a dona Pomba começou a refletir que menosprezou o tamanho da formiga e pensou que ela não poderia retribuir o favor de salvar a sua vida.
Moral da história: Sempre alguém pode ajudar ao outro, mesmo que haja uma diferença enorme de tamanho. Não se pode menosprezar a ajuda, por pequena que possa parecer. A gratidão pode ser mostrada em pequenas atitudes.
HISTÓRIA BIBLICA SOBRE GRATIDÃO
A Bíblia conta que Jesus estava viajando e encontrou dez leprosos no caminho.
Naquela época a lepra era uma doença de pele, fazia muitas feridas pelo corpo e era transmitida para outras pessoas facilmente. Naquela ocasião as pessoas que tinham essa doença precisavam sair de suas casas, ficavam longe da família e dos amigos. Elas ficavam isoladas num lugar afastado das cidades.
Esses homens doentes já tinham ouvido falar de Jesus e sabiam que Ele amava as pessoas e que também podia curá-las.
O corpo desses homens que encontraram com Jesus pelo caminho estava coberto de feridas. Eles gritaram: “Jesus, por favor, cure-nos! ”.
Jesus disse: “Vão e se mostrem aos sacerdotes”. Era costume da época que os padres teriam que olhar os doentes para saber se tinham sido realmente curados de suas feridas e só assim poderiam viver novamente na cidade.
Esses dez leprosos obedeceram a Jesus, e enquanto estavam pelo caminho, algo surpreendente aconteceu!
Todos os dez foram curados!
Um deles, quando viu que estava curado, voltou correndo, louvando a Deus em alta voz. Ele se ajoelhou aos pés de Jesus e agradeceu pela cura tão maravilhosa!
Jesus perguntou: “Não foram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? ”.
Não se achou nenhum dos outros que voltasse e louvasse a Deus agradecido a não ser esse estrangeiro. O homem que voltou para agradecer era um homem de muita fé e acredita em Deus.
Então Jesus disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.
Às vezes somos assim como os nove homens, nos esquecemos de agradecer a Deus por tudo que Ele nos dá: pela família, pelo alimento, pelas roupas, brinquedos, trabalho, viagens, pela vida eterna, pelo amor de Deus por nós.
...