ATIVIDADE
Por: Bsassis • 24/9/2015 • Projeto de pesquisa • 791 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
AMANDA ASSIS
EDILEIDE ANDRADE
MERIANE BELMONTE
THAISE MANUELA
OSCAR LINS
IMAGEM EM TURBECULOSE PULMONAR
LAURO DE FREITAS
2015
IMAGEM EM TURBECULOSE PULMONAR
Introdução
A tuberculose é uma doença de alta incidência e prevalência no Brasil. Sinais sugestivos de atividade ou sequela da tuberculose podem ser obtidos através dos métodos de imagem. Na radiografia de tórax, a tuberculose pulmonar ativa pode manifestar-se sob a forma de consolidações, cavitações, padrões intersticiais (reticulares/reticulo-nodulares) linfonodomegalias hilares ou mediastinais e derrame pleural. Imagens compatíveis com doença ativa, como nódulos centrolobulares de distribuição segmentar, cavidades de paredes espessas, espessamento de parede brônquica ou bronquiolar, bronquiectasias e linfonodomegalias podem ser observadas pela tomografia computadorizada do tórax; cavidades de paredes finas, bronquiectasias de tração e estrias são imagens sugestivas de sequela da doença, assim como o enfisema e o aspecto em mosaico do parênquima pulmonar. A cintilografia com citrato gálio-67 é um método complementar útil na detecção de processos infecciosos, incluindo a tuberculose, especialmente impacientes imunossuprimidos. Estudos de inalação e perfusão pulmonar são utilizados na avaliação pré-operatória de pacientes com sequelas de tuberculose ou tuberculose multirresistente. A tomografia por emissão de pósitrons utilizando a deoxiglicose marcada com flúor-18 permite a detecção do processo inflamatório que ocorre na fase ativa da tuberculose e que pode persistir, em menor intensidade, após o término do tratamento. Métodos de imagem constituem importantes recursos para o diagnóstico e acompanhamento da tuberculose pulmonar
Resumo
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria conhecida como Mycobacterium turbeculosis popularmente conhecida como Bacilo de Koch, que atinge os pulmões. É uma doença de alta incidência no Brasil, e também acomete mais de 8 milhões de pessoas no mundo. O seu diagnostico se dá por meio de um exame chamado baciloscopia, que é feito por meio do escarro do paciente. Este diagnóstico é complementado com a realização de exames de imagem como a radiografia de tórax, a tomografia computadorizada, a medicina nuclear por meio do uso de citrato de gálio – 67 e do estudo de inalação e perfusão pulmonar e também o uso da tomografia por emissão de pósitron, estes exames são realizados em diferentes estágios da tuberculose e servem tanto para diagnostico, como também para acompanhamento da doença.
Objetivo: demonstrar a incidência da Tuberculose e seus achados nas variadas formas de diagnóstico por imagem, mostrando a eficiências de determinados exames e como a patologia se configura nessas imagens.
Materiais e Métodos: Exames por imagem assim como, a radiografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear com uso do Citrato de gálio e cintilografia de inalação e perfusão pulmonar e tomografia por emissão de pósitrons.
Conclusão
É uma doença comum, que pode ser diagnosticada baseada em exames laboratoriais conhecido como basciloscopias, e como complemento o uso de imagens radiológicas que associados aos achados clínicos, sugiram a doença.
...