ATIVIDADE COMPLEMENTARES
Por: Priscila Camargo • 26/8/2016 • Resenha • 457 Palavras (2 Páginas) • 1.818 Visualizações
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Livro; A aritmética da Emília.
Autor; Monteiro Lobato.
Editora; Editora Brasiliense, impresso e encadernado pelo Circulo do Livro S.A. São Paulo, Brasil.
Edição integral Copyright © by herdeiros de Monteiro Lobato
Resumo;
O livro Aritmética da Emília do autor Monteiro Lobato, trata se de uma linda terra que Visconde de Sabugosa encontrou, o País da Matemática. Segundo personagem do livro Visconde de Sabugosa, ainda mais bonita que a terra da Gramática, o País dos números. Para poderem viajar até esta terra resolveu organizar um circo, chamado Circo Sarrazani, assim o pessoal do País da Matemática viriam até eles, pois Visconde estava reumático e não podia se locomover. Todos aceitaram a explicação do Visconde o qual teve realmente uma ótima ideia.
Pedrinho construiu uma cadeira de rodas para o Visconde, não ficou perfeita mas dava para ele tomar a frente da viagem.
O circo foi armado no pomar era tudo de faz de conta, o pano, as arquibancadas, os mastros, já a cortina que separava o picadeiro dos bastidores, lugar onde ficavam os artistas antes de entrarem em cena era realmente de verdade.
A viagem começou logo após o café, os artistas do País da Matemática começaram a entrar no picadeiro, Algarismos Arábicos; Algarismos Romanos; Leitura e escrita de números; Ordens e Classes; Sistema Monetário; Sinais Aritméticos (adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada); Prova real; Problemas; Tabuada; Frações; Mínimo Múltiplo comum; Operações com frações; números decimais; As medidas e Números complexos.
Com muita diversão conforme os artistas iam comparecendo no picadeiro, eram explicados de forma detalhada sobre cada um deles, seus significados, seus cálculos suas historia e assim por diante aprendendo a matemática de uma forma divertida.
E por fim a Emília acabou fazendo uma das suas famosas artes, ela foi ao escritório do Visconde e, vendo lá o manuscrito da Aritmética do Visconde, cortou o T da palavra Aritmética e substituiu o nome do autor pelo seu. Com isso o manuscrito saiu com nome duplamente errado sem o T e sem o nome do verdadeiro dono.
Analise Critica e comentário pessoal.
Esta obra em minha opinião é muito boa, pois a criança viaja através desta historia e acaba aprendendo matemática de uma forma divertida e diferente.
Porém algumas palavras são um pouco complexas e acabam dificultando um pouco a leitura.
Um dos trechos que me chamou a atenção foi quando Pedrinho constrói uma cadeira de rodas, pois achei uma atitude de uma criança prestativa que para da um conforto ao seu amigo Visconde de Sabugosa se esforçou em construir uma cadeira de rodas, poderia não saber fazer, mas se esforçou e construiu, para que seu amigo tivesse a comodidade durante o espetáculo que eles estavam participando isso demonstrou companheirismo e uma amizade entre eles.
Esta obra contribui para ampliar o conhecimento na disciplina de matemática.
...