ATIVIDADE DE AUTO DESENVOVLIMENTO
Por: caroline23.maria • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 628 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais
NOME | Maria Caroline dos Santos |
RA | 6621348836 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais
Atividade Colaborativa
Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Gislaine Trazzi Canteras
Anhanguera Educacional
2015
LEITURA NA EDUCAÇÃO
Perguntas bases para o texto:
- Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.
- Análise sobre a formação do leitor e do escritor.
- Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.
- Reflexão sobre a importância do ensino de estratégias que favoreçam a compreensão do texto que se lê.
Sabemos que a linguagem é muito importante na vida de todo ser humano, pois ela é uma das formas de comunicação. Seu desenvolvimento é fundamental na infância, porque nessa fase a criança está aperfeiçoando a oralidade a partir da convivência, por isso, deve ser priorizada.
A oralidade deve ser trabalhada com as crianças desde as séries iniciais e diariamente. Segundo Phillipe Perrenoud (2001) “uma escola ativa não passa a maior parte do tempo aprendendo de cor textos, regras, listas de palavras e sim tenta envolver as crianças em atividades globais que farão funcionar a língua e o raciocínio em todas as suas dimensões”, partindo disso, cabe ao professor ensinar o aluno a usar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, ou seja, é preciso elaborar estratégias que alcancem todas as fases do desenvolvimento.
Aprendemos a ler e escrever vendo outra pessoa lendo e escrevendo, por isso, o papel do professor é essencial nos conhecimentos da leitura e escrita. O aluno ao ver seu professor lendo de forma prazerosa encontrará motivação e curiosidade em procurar a leitura das diversas formas das quais ela é usada.
Para a formação, é preciso saber selecionar o gênero textual no qual seu texto se realizará e fazer escolhas corretas para atender a seus objetivos e situações propostas.
Sabendo que as histórias apresentam diversas contribuições para as crianças dentro e fora do ambiente escolar, desenvolve-se a formação de leitores desde a infância e estimula-se a escrita, também a imaginação, criatividade e interpretação da realidade.
O professor deve preparar um ambiente agradável e com diversos recursos favorecendo a necessidade de sua turma de forma criativa e dinâmica, algo que chame a atenção delas. No momento da leitura das histórias, o educador deve se preocupar com a organização do espaço físico, para que isso tudo, estimule a curiosidade e vontade de ler, na criança.
De acordo com Solé, a compreensão daquilo que se lê e inicial produto para três condições:
- Clareza e coerência do conteúdo familiaridade com as estruturas do texto.
- Conhecimentos prévios do leitor
- Estratégias utilizadas pelo leitor
O educador tem papel fundamental na compreensão da leitura, pois deve intermediar e proporcionar diferentes experiências.
...