TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: A importância do sistema de leitura e escrita no mundo moderno

Seminário: ATPS: A importância do sistema de leitura e escrita no mundo moderno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Seminário  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Estamos inseridos em uma sociedade que se organiza essencialmente por meio de práticas escritas, estamos nos referindo a uma sociedade letrada, com inúmeras produções escritas. Nesse mundo letrado a que nos referimos, há a exigência de indivíduos que dominem o sistema de leitura e escrita, e estejam conscientes de que precisam, constantemente, de estratégias para lidar com os desafios que enfrentam nas diversas esferas da vida e que exigem competências letradas. Entretanto, sabe-se que, no Brasil, as dificuldades para a formação de indivíduos letrados são inúmeras e de diferentes ordens. Há inúmeros problemas conjunturais que vai desde a desigualdade social, o que implica a falta de acesso ao livro e às tecnologias da informação, a questões teóricas, não menos importantes, como conceituação de leitura e as implicações cognitivas envolvidas na aquisição da escrita. Dentre esses problemas, vale salientar a necessidade de que o professor adquira um grau de letramento mais elevado, isto é, desenvolva um conjunto de habilidades e comportamentos de leitura e escrita que permitam aprimorar seu fazer pedagógico. Percebe-se que a Didática passou por um processo de adaptação até que estudiosos convenceram que a mesma é uma ferramenta essencial em sala de aula, devido à evolução no que diz respeito à percepção de conhecimentos, assim certifica-se de que ela não pode faltar em hipótese alguma na prática educacional, bem como na utilização dos meios pedagógicos, em pesquisas e por fim na avaliação.

Texto Crítico Reflexivo

Cabe a nós futuros e presentes professores, transformar a leitura nas salas de aula em uma fonte de desenvolvimento social, cognitivo de interação. Ao contrário do que pensamos, o gosto pela leitura aflora muito cedo na infância. A criança aprende a gostar de ler observando a atitude dos mais velhos frente às letras. No entanto, é fundamental que este gosto seja estimulado nesse período. Apesar de ser uma atividade indispensável de letramento, criar um ambiente de leitura na sala de aula fará com que as crianças levem essa prática para casa. Segundo Silva apud Castro (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos poderá ser uma excelente conquista para toda a vida”.

Segundo Eline Castro, em seu artigo “A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança”, existe a fase pré-leitor (dos 15/17 meses aos 3 anos), é nessa fase que a criança começa a desenvolver gosto pelo mundo das letras. Daí ser muito importante estimularmos as nossas crianças oferecendo brinquedos, revistas, livros, pôsteres etc. Isto promove o contato da criança pequena com objetos de leitura. Entretanto, muitos professores têm receio de trabalhar com esse material por medo que as crianças danifiquem-nos. Segundo Soares apud Maricato (2005, p. 18), “esta postura do professor de restringir o acesso ao livro acaba fazendo com que os alunos vejam o livro como algo chato, uma vez que não pode ser tocado”..

Essa abordagem não trata de alfabetizar a criança pequena, mas propiciar o estímulo para facilitar essa fase próxima, respeitando cada fase de desenvolvimento. Que essa idéia seja compreendida dando ênfase ao gostar de ler, não apenas ao aprender a ler. Construída de forma prazerosa, estaremos possibilitando a formação de novos e futuros leitores capazes de apreciarem a leitura.

Constatamos que, nesse processo de aprendizagem, a criança passa aos pais, com sua forma de autonomia, a construção do conhecimento a qual adquiriram, incentivando os pais nessa mesma ação. Ao trabalhar o projeto de uma forma lúdica, a criança se sente à vontade para expor da melhor maneira seus sentimentos, emoções, frustrações e anseios de uma forma integrada. A ação do docente é extrair do aluno todo esse conjunto de sentimentos a serem trabalhados de uma forma a promover a aprendizagem, tendo a importância de envolvê-los na mesma

Projeto para Educação Infantil de Incentivo à leitura

Caixa de Leitura

Tema: Incentivando à leitura

Publico Alvo: Alunos de Educação Infantil

Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros

Justificativa:

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. As crianças gostam de contar e ouvir histórias, e precisam delas, pois por meio de seus personagens eles podem vivenciar, fantasiar, imaginar, resolver conflitos existenciais, estimulando a criatividade e possibilitando um momento de prazer mágico e divertido. Há inúmeras maneiras de fazer isso sendo imprescindível ouvir e contar histórias para formação da criança. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das mesmas.

Objetivo Geral

Despertar o hábito e o prazer pela leitura, fazendo o uso de livros de literatura infantil favorecendo a participação ativa e responsável da família.

Objetivos Específicos:

Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

Tornar a leitura um ato prazeroso.

Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.

Estimular os alunos a participar ativamente da caixa de livros.

Propor uma situação que exija responsabilidade e compromisso como: empréstimos e cuidado com os livros que são emprestados.

Desenvolvimento:

Por meio da caixa de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.

Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.

Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do primeiro semestre, será realizada uma feira de livros com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com