Abordagem teórica e prática pedagógica
Por: Patis • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA-INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento sobre educação, visando a compreensão, para formação social e educacional do aluno. A educação de fato tem interfaces que fogem ao seu controle, isto é, diante desta nova conjuntura, o professor assume a responsabilidade de promover a integração do indivíduo, de sua formação educacional, com vistas ás novas composições impostas pela transformação social e seus crescentes desafios. Estará abordando o quanto o papel do professor é importante para o aluno, segue uma entrevista com o professor , explicando os métodos e as diversas formas de ensinar ao aluno, avaliar, para que o mesmo consiga adquirir o ensino transmitido.
A educação é um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição , ás gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir, necessários a convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo á sociedade do indivíduo ao grupo ou dos grupos á sociedade. Nesse sentido, a educação coincide com os conceitos de sociabilização , e endoculturação mas não se resume a estes. A relação entre professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos .Como diz o filósofo:
“O verdadeiro objetivo da educação não é meramente prover informação, mas,o estímulo de uma consciência interna” (Al-Ghazali).
2. PERFIL DO PROFESSOR
, 31 anos, graduado em pedagogia, especializando e pós-graduando em gestão, coordenação, e supervisão pedagógica. Contendo 10 anos de atuação no ensino, atribuo quando aplico um conteúdo e a partir do resultado das avaliações observo, se houve um retorno positivo ou negativo, do que compartilhei, e a partir disso procuro diagnosticar onde se deve ser melhorado e aprimorado, ou o que deve ser corrigido no processo de desenvolvimento .
4. PRODUÇÃO TEXTUAL
Quando se fala em educação, sabe-se que o homem é detentor máster deste dom, de acordo SAVIANI(2001) sabe-se que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Assim sendo a compreensão da natureza da educação passa pela compreensão da natureza humana. Diante desta afirmativa, FREIRE(1979) afirma que o homem deve ser o sujeito, de sua própria educação. Não pode ser o objeto dela. Por isso ninguém educa ninguém.
Os fundamentos teóricos do professor entrevistado se baseiam nas teorias de Freire, pois, o mesmo defende que o homem já traz em si o conhecimento nato, bastando apenas que este seja desenvolvido em seu processo de aprendizagem Outra teoria bastante utilizada é a dos instrumentos de construção do conhecimento, como, por exemplo, os jogos utilizados em salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com base nos pressupostos DE JESUS(2010,P.2): é
É importante valorizar o momento da brincadeira do educando. O brincar na área da educação proporciona não só um meio real de aprendizagem
...