Abordagens didáticas em educação de jovens e adultos
Por: Danilo Gomes Nunes • 11/3/2018 • Resenha • 570 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Página 1 de 3
ATIVIDADE 1 (Aulas 1 e 2)
- Descreva o fato ocorrido em:
- 1549: Em meados de 1549 após os jesuítas adentrar em território brasileiro, houve a interrupção da educação indígena ficando sob comando de Padre Manoel de Nóbrega. Após se instalarem no Brasil foi instalada a primeira escola brasileira, em Salvador-BA. Utilizando de modos europeus, Vicente Rodrigues por mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e propagação da fé religiosa. Durante três décadas Portugal explorou os recursos e riquezas sem planejar projetos de povoamento. Para Pero de Magalhães Gandavo os índios que ocupavam aquele território não tinham educação, leis e nenhum rei. Inicialmente os jesuítas buscaram a educação dos indígenas e a propagação da Fé católica, mas, seria impossível se eles não soubessem ler e escrever.
- 1570: Em 1570 já haviam sido construídos colégios no Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia e escolas de instrução elementar em Porto Seguro, Ilhéus, São Paulo de Piratininga, Espírito Santo e São Vicente.
- 1759: Os jesuítas que detinham a hegemonia da educação deste país nesse período até serem expulsos com a chegada do Marquês de Pombal. Com esse acontecimento ocorreram significativas rupturas históricas em um processo implantado e consolidado como modelo educacional. No antigo modelo a educação não era totalmente direcionada a todos os povos. Com a expulsão dos jesuítas a educação religiosa foi ministrada sem predileções a todas as classes, mesmo que ênfases diferenciadas fossem apresentadas. Sendo assim uma original pedagogia religiosa foi implantada nos colégios brasileiros.
- 1808: Com a chegada da Família Real foram implantadas novas escolas, academias e uma biblioteca Real. Pelos olhares de vários historiadores foi entendido que realmente o Brasil foi descoberto tendo mais relevâncias suas histórias, onde a imprensa possibilitou que ideologias e fatos fossem revelados levando cidadãos letrados a uma reflexão preparando áreas propicias para a questão política que permaneceu no período seguinte da historia brasileira.
- 1822: Nesse período D. Pedro I proclama a Independência do Brasil.
- 1879: Com a reforma de Leôncio de Carvalho, a liberdade de ensino foi instituída, permitindo que colégios protestantes e positivistas surgissem.
- 1889: Com a Proclamação da República nada de muito importante foi realizado pela educação brasileira na gestão de D. Pedro II apesar de sua afeição pela tarefa educacional no Brasil.
- 1870: Com a evolução dos meios de transporte através do surgimento da rede de ferrovias e navegação a vapor as estruturas baseadas nos pilares sociais e econômicos demonstraram incapacidade de seguir evoluindo o Brasil naquele momento.
- 1911: Surgiu a Reforma Rivadávia Correa, que tinha como intenção que o curso secundário tornasse formador do cidadão brasileiro e não um simples promotor a um nível seguinte. O positivismo pregava a liberdade de ensino, assim, entende-se a possibilidade de oferta de ensino que não foi por escolas oficiais e de freqüência. Os resultados dessas reformas foram desastrosas para a educação brasileira.
- 1930: A década de 1930 é entendida como o processo de industrialização e urbanização, ocorrendo várias mudanças e movimentos políticos como a Revolução de outubro de 1930.
- Qual é a principal diferença entre FUNDEF e FUNDEB?
O Fundeb terá duração de 14 anos, contra os 10 anos do Fundef, e, por um lado, amplia o espectro atendido para todos os alunos do Ensino Básico - Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Com isso, segundo o MEC, seriam atendidos 48 milhões de alunos em todos os níveis ao final do quarto ano de vigência do fundo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com