Afetividade e Aprendizagem na Educação Infantil
Por: Cristiane123poh • 5/4/2017 • Projeto de pesquisa • 909 Palavras (4 Páginas) • 1.205 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
:
Afetividade e aprendizagem na educação infantil
Afetividade docente
Sete Quedas – MS
2017[pic 2][pic 3]
[pic 4]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Cristiane da Silva Lopes RA: 8371827010
Elena Chaves Ferreira RA: 1299115691
Nadiége Caline Santos RA: 1299100005
Sionéia da rocha RA: 3701663048
Afetividade e aprendizagem na educação infantil
Afetividade docente
Projeto integrador I e II realizado por alunas do pólo de Sete Quedas MS, do curso de pedagogia. Esta aplicada no sexto semestre sobre a orientação do professor à distância DR. Marcio Teixeira e da professora tutora presencial Elisângela Aparecida de Assis Souza.
Sete Quedas – MS
2017[pic 5]
SUMÁRIO
1- Afetividade e aprendizagem na educação infantil - Afetividade docente..............................................................................................................04
2 - justificativa....................................................................................................04
3 - problema ......................................................................................................05
4 - referencia ....................................................................................................07
Tema: afetividade e aprendizagem na educação infantil
Afetividade docente
Na atual sociedade, o professor tem um papel afetivo muito significativo na vida dos alunos. Sem esse papel não há uma dinâmica escolar eficaz, cujo cria uma oportunidade de crescimento e aprendizagem. A relação entre professor e aluno, manifesta inquietações onde mostra a relação intrínseca como um fator indispensável para o desempenho escolar e pessoal dos alunos.
Justificativa
A realidade atualmente tem mostrado que a escola tem realizado um papel que vai além da educação. Nos dias atuais, problemas como indisciplina, agressão física e verbal dentro da sala de aula, estão sendo estudados como conceitos relacionados a falta de afetividade docente.
O professor que atua apenas como mero transmissor de conteúdo, desconsiderando a totalidade do construtor da formação dos indivíduos, causara um feito devastador na aprendizagem, pois com a falta de afeto acaba por se formar uma criança carente de afeto.
E evidente que a afetividade faz com que nos identificamos com outras pessoas fazendo com que possamos compreendê-la, ama-la e protege-la.
Problema
Quando se fala em alfabetização o que vem em mente é: ensinar a ler e a escrever, ensinar as letras do alfabeto e decifrar os códigos da linguagem verbal. Para que haja uma alfabetização pautada na afetividade, é necessário que a emoção seja o ponto de partida de qualquer trabalho pedagógico.
Em uma sala que não se encontra a mesma, acaba pro se tornar uma aula desanimada para o aluno, perdendo o interesse no assunto trabalhado. E quando há se torna mais dinâmica, a proveitosa tanto por parte do professor e do aluno. Portanto, podemos afirmar que a afetividade constitui um fator de grande importância no processo de desenvolvimento do indivíduo e na relação com o outro, pois é por meio desse outro que o sujeito poderá se delimitar como pessoa nesse processo em permanente construção.
...