AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA MUITO ALÉM DE ABRAÇOS E CARINHO
Por: normafregatto • 8/6/2020 • Projeto de pesquisa • 674 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA MUITO ALÉM DE ABRAÇOS E CARINHO
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Metodologia do curso de Graduação – Especialização em Educação Infantil.
APRESENTAÇÃO DO TEMA / RESUMO
Na Educação Infantil, a afetividade é algo com muito valor para o desenvolvimento integral das crianças, porém nos deparamos com a questão: será que os educadores sabem o que realmente é afetividade?
Pouco se sabe sobre o tema, porém a cada dia ele se torna ainda mais discutido. Muitos dos profissionais acreditam que ser afetivo significa abraçar e dar carinho, porém o afeto vai bem além disso.
É preciso que os profissionais da área da educação estejam dispostos a abrir o olhar sobre o assunto e notar que a afetividade vai muito além de um carinho, demonstrado em forma de abraço.
JUSTIFICATIVA
A escolha por esse tema se deu pela experiência vivida em sala de aula com crianças que ao serem observadas no dia a dia, demonstraram falta de afeto. Com isso, algumas mudanças na prática de sala de aula ocorreram e uma reflexão pôde ser feita com mais dedicação.
Assim vale analisar até onde um professor está disposto a modificar sua prática para que seu aluno se sinta único e especial, pois através dessa consideração ele dará maior importância ao seu grupo, olhando cada um com mais atenção e tornando sua prática ainda mais agradável e inclusiva, deixando que seus alunos sintam-se aceito e amado na turma.
PROBLEMA DA PESQUISA
Observando algumas práticas e ouvindo alguns discursos sobre vivências diárias de educadoras da Educação Infantil, faz-se pensar se a afetividade está diretamente ligada ao desenvolvimento das crianças. Algumas perguntas surgem para que se encontre um melhor meio para tratar esse tema. São elas: o que é a afetividade na opinião de educadores da Educação Infantil?Como a afetividade pode contribuir para o desenvolvimento das crianças na educação infantil?Em que medida ela pode ser utilizada na formação integral da criança?
HIPÓTESES
- Os professores estão focando afetividade apenas em gestos de carinho, definidos como contato físico;
- O afeto gera nas crianças mais auto confiança;
- Uma criança cuidada e observada com afeto tem mais chances de se desenvolver no grupo;
- Os professores começam a modificar as práticas a partir da compreensão do que realmente é ser afetivo.
OBJETIVOS
Geral:
- Ampliar a concepção sobre o conceito de afetividade
Específicos:
- Analisar como os profissionais da área compreendem o conceito de afetividade;
- Pesquisar a importância de ser afetivo na primeira infância;
- Observar o desenvolvimento integral das crianças quando se tem afeto no seu dia a dia.
METODOLOGIA
A pesquisa será realizada através de um questionário feito com profissionais de uma escola de Educação Infantil para observar qual a visão destes sobre afetividade. Será realizado um levantamento teórico prévio sobre o tema, buscando investigar algumas das hipóteses citadas. Após essa análise, será elaborado o artigo utilizando as duas metodologias (fundamentação teórica e pesquisa de campo) para melhor esclarecimento do tema.
REFERENCIAL TEÓRICO
O estudo será fundamentado tendo como base os autores: Henry Wallon que trata da afetividade, Lev Vygotsky que aborda o desenvolvimento infantil e Paulo Freire que aponta a amorosidade como um dos saberes necessários à prática docente.
...