Aldeia Indígena Piraquê-Açu
Por: thayaness1 • 28/5/2018 • Resenha • 479 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Aluna: Thayane Simonelli Silva
Curso: Pedagogia / 1º Período ( 22/05/2018 )
Relatório Visita Técnica
( Aldeia indígena Piraquê-Açu )
No dia oito de maio de 2018, foi realizado a visita técnica na aldeia indígena Piraquê-açu em Aracruz – ES. Juntamente com a professora Marluce que leciona na faculdade FACES a disciplina de história da educação.
A turma permaneceu 2 horas na aldeia, onde tivemos a oportunidade de conhecer boa parte da aldeia, o manguezal, algumas crianças , artesanatos, tradições, costumes, rituais e a educação.
Ao longo do caminho, pela trilha começamos a conhecer sobre a cultura e tradições dos indígenas presentes e dos antepassados, que deixaram grandes ensinamentos para suas gerações e que são preservados até os dias atuais.
Durante a visita tivemos um momento para sabermos um pouco mais sobre os costumes e histórias presentes na aldeia pelo cacique Pedro (nome na língua Guarani é Karai Peru). Neste momento, foram feitas perguntas sobre como é/era passada a educação, como são as escolas e os níveis de ensino. Tivemos também neste momento, uma apresentação cultural, um coral, mostrando um pouco mais da cultura presente.
Foi abordado um dos marcos importantes dos indígenas, que é uma luta de anos, pela preservação do local, respeitando seus costumes, pois é algo difícil de se manter sem uma ajuda justa do governo, pois nessas regiões empresas e pessoas buscam explorar as matérias primas presentes, sem pensar na destruição da natureza.
Com a roda de conversa, observamos mais detalhadamente que mesmo com as adaptações ( costumes, tecnologias) do “ homem branco “ eles zelam com grandiosidade os costumes próprios.
As crianças vão para a escola, onde aprendem as matérias tradicionais e também o ensino da língua Guarani, onde nas aulas eles só falam em Guarani. Mesmo com o ensino na escola, os primeiros ensinamentos são passados pelas mães e os mais velhos da aldeia. Na escola se tem apenas o ensino fundamental, tendo que sair da aldeia para alcançar o ensino médio, mas medidas estão sendo tomadas para que também haja o ensino médio dentro da aldeia.
Na aldeia temos o Rio Piraquê - Açu, por isso o nome da aldeia. O rio é usado para pesca e para passeios, duas grandes coisas que auxiliam na sobrevivência.
Com a visita foi possível ampliar, explorar e adquirir conhecimentos e empatia dos alunos presentes. Conhecemos uma realidade diferente da nossa, onde foi possível adquirir ensinamentos para a vida acadêmica e para a vida pessoal/interpessoal. Além de facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado na sala de aula, algo bem memorável, uma experiência incrível.
...