Ambiente virtual anhanguera
Por: diandramacagnan2 • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | DIANDRA TEREZINHA MACAGNAN |
RA | 4211783996 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Elaine Miranda Pinto Ferri
Anhanguera Educacional
2015
- Introdução
Todos nós sabemos a importância de se ter uma criança na escola, e essa importância se estendem principalmente para aquelas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela motora ou neurológica.
A constituição garante esse direito que muitas vezes não é respeitado deixando a criança/adolescente sem qualquer previsão de vaga para aquela unidade.
- Desenvolvimento
A partir de relato de mães desesperadas por vagas para seus filhos, vemos o quanto nos faltam informações sobre nossos direitos garantidos pela constituição.
O Artigo 2º É bem claro ao dizer:
Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
E segue assim nos assegurando: A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação própria. Mas mesmo com as existências da lei ela muitas vezes é ignorada, deixando de lado o respeito dando lado ao pré-conceito, que é gerado no memento que o responsável pela unidade observa que terá que aceitar um deficiente em sua escola. Se esquecendo de que a deficiência esta aos olhos de quem a vê, pois são pessoas capazes de realizar atividades normalmente dentro de seus limites e quando esses limites são respeitados sabemos que estamos dando oportunidades para essas crianças crescerem em ambientes comuns e se socializarem normalmente.
- Reflexão
Apartir de estudos realizados podemos perceber o quanto o sistema educacional necessita de melhoras, principalmente na area da educação especial. Em muitas unidades essa melhoras seriam resolvidas com vagas deponiveis e profissionais qualificados para estar dando apoio a essas crinças/adolecentes que necessitam. A lei ampara essas pessoas, mas por falta de conhecimento dessas familias,muitos alunos se encontram fora da escola.
- Conclusão
Portanto pode-se assim concluir o quanto nos é valido o aprendizado sobre as leis que garante que o estudo gratuito a todos sem exceção.
...