Análise - Pinóquio as Avessas
Por: vivs_qm • 28/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.312 Palavras (6 Páginas) • 187 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP ENSINO SUPERIOR - PEDAGOGIA
CAMILA FRANZOLIN –6470C1
BEATRIZ RUDNIK – N148969
ERIKA SANTOS – D61DJB4
MAYARA NAIRA – D525BA8
THAIS TEIXEIRA – D611119
VIVIAN QUESADA – N3514C7
AVALIAÇÃO LIVRO PINÓQUIO AS AVESSAS
BEATRIZ RUDNIK
CAMILA FRANZOLIN
ERIKA SANTOS
MAYARA NAIRA
THAIS TEIXEIRA
VIVIAN QUESADA
AVALIAÇÃO LIVRO PINÓQUIO AS AVESSAS
Trabalho apresentado à Universidade Paulista UNIP, como parte da exigência parcial para obtenção da nota do 3º bimestre, na disciplina de Psicologia Desenvolvimento e Teorias de Aprendizado.
Orientação: Prof. Maria José Freitas
[pic 1]
PROFESSORA: Maria José Freitas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CONTEÚDO 5
ABORDAGEM PSICOLÓGICA. 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
O PRESENTE TRABALHO SE RELACIONA AO CONHECIMENTO HUMANO E AS DIFERENTES FORMAS DE APRESENTAR O ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR. É POSSÍVEL HAVER ABORDAGENS DIVERSAS, TENDO EM COMUM OS DIFERENTES PRIMADOS: ORA DO OBJETO, ORA DO SUJEITO, HORA DA INTERAÇÃO DE AMBOS. ASSIM FALAREMOS SOBRE AS ABORDAGENS RELACIONADAS AOS MODELOS PEDAGÓGICOS E MODELOS EPISTEMOLÓGICOS. ESSE ESTUDO FOI BASEADO NA OBRA DE RUBENS ALVES (2010) “PINÓQUIO AS AVESSAS”, A PARTIR DA LEITURA E ENTENDIMENTO, TENDO BASE DO LIVRO DE MIZUKAMI (1986) “ENSINO AS ABORDAGENS DO PROCESSO”, QUE NOS MOSTRA A REALIDADE EDUCACIONAL QUE DEVE SER CONSIDERADO PARA NÃO SER TRATADO DE FORMA SIMPLISTA E REDUZIDA, APRESENTANDO TAMBÉM A REFERÊNCIA FILOSÓFICA E PSICOLÓGICA.
OBJETIVO: ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE INTRODIZIR O ALUNO A SE APROFUNDAR NOS MODELOS DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “PINÓQUIO AS AVESSAS”, FAZENDO UMA REFLEXÃO DENTRO DA EPISTEMOLOGIA PSICOLÓGICA.
METODOLOGIA: É BASEADA NA AULA EXPLOSITIVA, NAS DEMONSTRAÇÕES DA PROFESSORA EM CLASSE, OU PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS.
RESUMO PINÓQUIO AS AVESSAS
INTRODUÇÃO.
RESUMO.
A ESTÓRIA CONTA SOBRE A VIDA EDUCACIONAL DE FELIPE, ONDE TODA NOITE SEU PAI LHE CONTAVA A ESTÓRIA DE PINÓQUIO (UM BONECO DE MADEIRA QUE SONHAVA EM VIRAR GENTE E RECEBE A MAGIA DA FADA AZUL EM TORNA-LO UM MENINO DE VERDADE ); FELIPE UM MENINO ENCANTADOR, INTERESSADO EM PASSÁROS (PRINCIPALMENTE POR UM AZUL QUE COMIA MAMÃO) MUITO CURIOSO E INTERESSADO, SEMPRE QUESTIONAVA O POR QUÊ DAS COIAS PARA OS SEUS PAIS E SEUS PAIS MUITAS VEZES SEM SABER O QUE RESPONDER, DIZIA-LHE QUE NA ESCOLA ELE IÁ APRENDER.
NUM CERTO DIA O PAI DE FELIPE PERGUNTOU O QUE ELE QUERIA SER QUANDO CRESCER. E FELIPE TODO INOCENTE DISSE QUE QUERIA SER “CUIDADOR DE PÁSSAROS”; E LOGO EM SEGUIDA OUVIU DE SEU PAI TODA A EXPLICAÇÃO PARA SE TORNAR UM ADULTO DE VERDADE E COMO QUE DEVERA SER SUAS NOTAS NA ESCOLA PARA AÍ SIM PASSAR NUM VESTIBULAR E SE FORMAR; “OS ADULTOS SÃO A PROFISSÃO QUE EXERCEM”. FELIPE NADA ENTENDEU. FICOU PENSANDO NAS TANTAS COISAS QUE JÁ SABIA FAZER E NAS NOTAS QUE ELE DEVERIA TIRAR PARA SE TORNAR UM O QUE MAIS DESEJAVA “CUIDADOR DE PÁSSAROS”.
CHEGANDO O TÃO SONHADO DIA DE IR PARA ESCOLA, FELIPE FICOU ENTUSIASMADO POR QUE IA CONSEGUIR AS RESPOSTAS PARA SUAS CENTENAS DE PERGUNTA E A PRINCIPAL DELAS O “NOME DO PÁSSARO AZUL”. PROFESSOR ENTRA, PROFESSOR SAÍ E NADA DE FELIPE TER SUAS RESPOSTAS, ATÉ QUE A PROFESSORA DE PORTUGUÊS O QUESTIONA, DIZENDO QUE PERGUNTAS SOBRE PÁSSARO NÃO ESTAVA NO “PROGRAMA” DE ENSINO ESCOLAR. FELIPE FICA DECEPCIONADO AO SABER QUE OS “INTELIGENTES DO GOVERNO” QUE DITAM O QUE ELE VAI APRENDER. ELE NÃO ENTENDIA O PORQUÊ QUE NA ESCOLA SÓ VALEM O CONHECIMENTO QUE IA CAIR NA PROVA, NO VESTIBULAR E NÃO POR SEREM CONHECIMENTOS ÚTEIS, ELE NÃO SE CONFORMAVA EM SABER QUE SÓ SE GANHAVA “PRÊMIOS” QUEM CHEGASSE NA FRENTE.
AO SE DISTRAIR EM UMA DAS AULAS NA JANELA POR CONTA DE UM PÁSSARO AZUL, FELIPE FOI LEVADO AO PSICOLOGO DA ESCOLA E FOI DIAGNOSTICADO COM “DISTÚRBIO DE ATENÇÃO”. OS PAIS DE FELIPE PREOCUPADOS COLOCARAM PRESSÃO NELE, DIZENDO-LHE QUE SE ELE FICASSE A PENSAR EM PÁSSAROS ELE ÍA FICAR BURRO E NÃO ÍA PASSAR EM PROVAS E VESTIBULAS E NÃO SERIA NINGUEM NA VIDA. FELIPE TODO PREOCUPADO, DECIDIU NÃO PENSAR MAIS EM PÁSSAROS, PRESTAVA ATENÇÃO APENAS NOS PROFESSORES E LIVROS E TIRAVA SEMPRE AS MELHORES NOTAS, NO VESTIBULAR FOI O PRIMEIRO COLOCADO, SEUS PAIS ORGULHOSOS FICARAM.
FELIPE NUNCA SE ESQUECEU DO SEU AMOR POR PÁSSAROS, ISSO O FEZ SE TORNAR UM “ESPECIALISTA EM FRANGOS DE CORTE” (FRANGOLOGISTA ESPECIALISTA) E TINHA ASSIM SUA NOVA IDENTIDADE, ERA UM PROFISSIONAL RESPEITADO, FEZ DOUTORADO, FICOU RICO. MAS NÃO ERA FELIZ. DECIDIU PROCURAR AJUDA COM UM PSICANALISE, E EM UMAS DAS SESSÕES TEVE UM SONHO MUITO PROFUNDO COM A FADA AZUL VINDO AO SEU ENCONTRO E LHE DIZIA EM SEU OUVIDO O TÃO QUESTIONADO NOME DO PÁSSARO AZUL E FICOU FELIZ, TIRANDO DO SEU CORAÇÃO TODA AQUELA ANGÚSTIA DE NÃO SABER O NOME DO PÁSSARO.
...