Análise das charges Mafalda e Menino Maluquinho
Por: Lee Stefane Melo • 3/5/2017 • Resenha • 308 Palavras (2 Páginas) • 752 Visualizações
Na tirinha da Mafalda, é retratado um modelo tradicional de ensino, onde o professor fala e o aluno repete o que não acrescenta em nada na formação dos estudantes.
Mafalda, por sua vez, contesta esse tipo de ensino, passivo e tradicional. Ela parabeniza a professora por ter uma mãe tão boa, mas pede que lhes sejam ensinados em sala de aula, conteúdos mais relevantes. Ela quer aprender conteúdos importantes para sua educação, não frases sem contexto. Percebe-se ali, que os professores estão despreparados, ligados a um conceito de ensino ultrapassado e que realmente em nada acrescenta na formação de um cidadão.
Já na tirinha do Menino Maluquinho, quando ele responde à pergunta de seu pai, ele quer dizer que apenas com o tempo saberá o que ele realmente aprendeu, pois se divertiu, riu, mas será que realmente aprendeu?
O professor precisa estar sempre reciclando seus métodos de ensino, para que assim estimule e motive seu aluno a aprender o que ele tem a ensinar. O professor deverá avaliar a própria aula, o êxito dos estudantes não depende unicamente do professor e do seu método de ensino, a docência envolve vários fatores de natureza, psicologia, social, entre outros. Entretanto a docência tem um peso importante para o êxito escolar dos alunos.
A motivação está sujeita à algumas necessidades, e de acordo com Maslow, é originada nas necessidades primárias, quando satisfeita essa necessidade o ser humano passa a buscar outras. Como a criança está em formação, ela apresenta uma motivação adaptada a essa teoria, mas seus responsáveis precisam compreender os estímulos que motivam seu aprendizado, entendendo que o comportamento varia de acordo com o meio em que vive. Por sua vez, o professor deve levar em conta em seu trabalho, as necessidades de seus alunos, considerando o momento e as necessidades pelas quais o aluno está passando.
...