Analisando Tendências
Por: Fabiola Messias • 25/11/2019 • Resenha • 334 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
Colocar as experiência sobre o conhecimento e a teoria da aprendizagem.
Comentar uma postagem do colega.
Professor Antonio Donizetti Sgarbi
A fundamentação da Epistemologia permite compreender a forma que a criança adquire o conhecimento. Em uma de suas primeiras concepções evidencia que o conhecimento vem de fora para dentro. O individuo aprende conforme sua interação com o mundo a sua volta, é preciso transmitir o que lhe foi ensinado na integra, pois tem que reproduzir aquilo, que lhe foi ensinado.
O segundo modelo é antagônico, o individuo que transforma o objeto, pois esse conhecimento nasce com o individuo, a aluno é responsável pelo seu fracasso escolar, e não o professor.
Já a terceira concepção, é uma conjunção das duas concepções dos aspectos objetivos e subjetivos, determinando o desenvolvimento do sujeito.
De acordo com as experiências vivenciadas em sala de aula, acredito que a teoria interacionista se enquadra nas vivencias em sala de aula, que o conhecimento parte da interação do sujeito com o meio a qual este está inserido.
Não existe uma receita pronta de qual a metodologia adequada, porém, devemos estar atentos que, cada indivíduo é único, e dentro da Educação Básica, nós deparamos com uma diversidade, e cada criança tem seu tempo, devendo o professor se apropriar de diversas metodologias, sempre visando o aluno como um ser único.
Em minhas práticas pedagógicas, trabalho muito com agrupamentos, com um aluno que já se apropriou do conhecimento e outro em processo de apropriação, pois há uma troca de conhecimentos, sempre digo aos alunos, que trocamos conhecimentos, ninguém é detentor do conhecimento, estamos em constante aprendizado.
Comentário de um colega.
Também costumo muito mistura teoria com a prática, acho muito importante entender a origem que se deu um determinado assunto, para então entender todo o seu processo. Conforme Paulo Freira a teoria não dita a prática, mas permite que mantenhamos ao nosso alcance, de forma a mediar e compreender de maneira critica o tipo de práxis necessária que deveremos usar em determinada situações, sempre levando em conta as individualidade de cada individuo.
...