Analise Bibliografica
Por: Waldinei Quintino • 12/11/2015 • Resenha • 299 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CAMPINAS 02
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Projeto Integrador I
WALDINEI QUINTINO DA SILVA RA: 6707339671
Análise Bibliográfica, apresentada ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador I.
Campinas / SP
2015
Análise Bibliográfica
Bibliografia
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Justificativa
Professora conceituada de uma universidade de Minas Gerais, graduada em letras e possui doutorado em Didática, autora de diversos livros. Neste livro o letramento: um tema em três gêneros incide numa apresentação onde a autora discute o assunto letramento em três capítulos, sendo eles por meios diferentes gêneros, o verbete, o didático e o ensaio.
Em um dos capítulos, a autora explica de onde surgiu, mencionando que provem de um termo inglês literacy, na qual o significado e condição que assume uma pessoa que aprende a ler e a escrever, acrescenta ainda que nossas palavras foram criadas dando um novo sentido a elas.
O termo letramento vem sendo muito utilizado nos dias de hoje, sendo considerado novo para a educação e para a ciência linguística.
Soares trata da etimologia das palavras ou termos relacionados a letramento como: analfabetismo, analfabeto, alfabetização,alfabetizar, alfabetizado e letrado. Para ela, neste conceito encontrasse a ideia de que a escrita não traz nenhuma consequência para a vida social, linguística e econômica, a única condição é que a pessoa passa de analfabeto para alfabetizado, acarretando mudanças profundas.
Sendo assim é visto aos olhos da autora que letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler eescrever. E após tratar de alfabetismo e analfabetismo ela aponta diferenças existentes entre letramento e alfabetismo, que para muitos são palavras de sentidos igualitários, o que na realidade não ocorre.
...