Analise Bibliográfica Tecnologias na Educação
Por: Jessica Fabiana • 28/11/2018 • Projeto de pesquisa • 839 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
1 ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
O tema escolhido “As novas tecnologias na escola, o docente como mediador da aprendizagem” é um reflexo de uma vontade como educadora, pois durante meus estágios supervisionados sempre busquei integrar quando possível, o uso de computadores nas aulas, e é impossível não utilizar as Tic’s diante de tantas inovações tecnológicas existentes no mundo. Foi bastante difícil encontrar referências que norteiam estratégias atuais e que retratam o assunto abordado, mas depois de muita pesquisa separei 3 obras de extrema importância para o saber docente. São elas:
MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. (Orgs.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens. 13ª Ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2007.
O livro é composto pelo pensamento de três autores, cada um responsável por uma parte do mesmo. A primeira parte de autoria de José Manuel Moran é uma introdução do fazer pedagógico sobre a formação do aluno como indivíduo e também os primeiros passos a serem dados para a integração das tecnologias na escola de forma inovadora, os recursos disponíveis para tornar a tecnologia uma aliada para o professor e como deve se dar a organização do espaço e da aula, além de apresentar alguns dos muitos desafios encontrados nesse processo. A segunda parte de autoria de Marilda Aparecida Behrens, trás referências teóricas e práticas para alcançar a aprendizagem colaborativa, reflete sobre como a globalização tem modificado a formação de professores e também a forma de ensinar e aprender, mostra os desafios e os caminhos que o professor vai encontrar para uma aprendizagem colaborativa e os pilares para que ela aconteça que são: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser; Como parte integrante da globalização não poderia deixar de falar sobre a tecnologia como ferramenta para a aprendizagem colaborativa, deixando exemplos e suas funcionalidades. É um capítulo bastante voltado para a prática do docente em universidades. A terceira e última parte, escrita por Marcos T. Masetto, se atenta em mostrar estratégias de mediação pedagógica, para que o aluno veja o professor como um facilitador e incentivador do conhecimento, trás referências teóricas sobre a mediação pedagógica e as tecnologias da informação e comunicação (Tic’s), é uma parte bem didática voltada para que o professor entenda qual é o seu papel enquanto mediador do conhecimento e principalmente quando se refere ao uso da tecnologia no processo de aprendizagem. Por ter esse enfoque no que diz respeito a mediação que acredito que o material será muito importante para a construção do meu projeto.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. / Sanmya Feitosa Tajra. – 7ª ed. – São Paulo: Editora Érica, 2007.
O livro trás aos professores muitas respostas para as dúvidas encontradas sobre o uso da informática na área educacional, apresenta reflexões sobre o uso da tecnologia como ferramenta na aprendizagem além de trazer vivencias da própria autora em projetos de informática nas escolas, apresenta ainda diversos exemplos de softwares e como o professor pode utiliza-los nas suas aulas e. Mesmo sendo um livro de 11 anos, trás uma discussão muito atual sobre a inclusão da internet nas aulas. É uma obra de leitura essencial para qualquer docente, um material muito rico que vai contribuir significativamente para a construção do artigo.
...