Analise bibliografica
Por: gilvanice66 • 30/8/2015 • Projeto de pesquisa • 672 Palavras (3 Páginas) • 690 Visualizações
1-TEMA:
O Ensino da Língua Inglesa no 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Pública: Uma Questão de Letramento.
2- INTRODUÇÃO
O presente tema em estudo evidencia uma discussão acerca da importância do processo de ensino-aprendizagem, da disciplina língua estrangeira no currículo do 6° ano do ensino fundamental, como uma questão de letramento. Algumas reflexões práticas sobre o ensino da língua inglesa são apresentadas, visando tornar mais eficaz à prática dos professores nas séries finais do fundamental, uma vez que foi e é perceptível a promoção de alunos de uma serie para outra, sem a aquisição de algumas das competências e habilidades para prosseguirem em estudos nas séries subsequentes.
Esta pesquisa, que é uma solicitação do curso de pedagogia-licenciatura na universidade Anhanguera, da disciplina de projeto integrador I; pretende conhecer as questões que dificultam e interferem o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa nas séries iniciais, nas escolas publicas municipais de Juazeiro; Que será realizada por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas, sendo que uma servirá como suporte para comprovar a outra, que também fará utilização de métodos dialéticos junto ao publico alvo da pesquisa que são discentes e docentes da rede pública de educação em juazeiro-Ba.
Utilizar-se-ão de técnicas de observação, seguida de entrevistas com personagens envolvidos no processo ensino-aprendizagem, por meio de instrumentos de questionários específicos para cada função, que serão necessários à coleta de dados. Conseguinte será analisados e relatados em forma de artigo cientifico. Deixa claro que a pesquisa será realizada em apenas duas instituições de ensino que assim servirão como amostras.
3- JUSTIFICATIVA:
O estudo da língua inglesa no 6°ano constitui uma oportunidade única de analisar o desenvolvimento desse alunado perante um apanhado de informações novas que chegam acompanhadas de conteúdos descontextualizados da realidade desses. A partir de um processo decorrentes do nível diversificado de aprendizagem de cada aluno foi possível catalogar as possíveis dificuldades encontradas nessas etapas de aperfeiçoamento desse aluno, uma vez que a ausência de fatores considerados primordiais para maturarem a sua aprendizagem, ao longo do tempo, estava adormecido e fadado a métodos convencionais, muitas vezes distantes de uma realidade presente. Entende-se que o estudo dessa língua é definido, em tempos atuais, indispensável para formação do individuo que esteja inserido no contexto social nos tempos modernos, uma vez que aprender uma nova língua pode condicionar o individuo ao desenvolvimento pessoal, profissional e cultural, passando a ser considerando um grande desafio aos profissionais de educação. Especificamente, os nossos profissionais que trabalham com essa disciplina em nossa região está sempre aturdido por diversas dificuldades relativa à falta de material didático, à ausência de um ambiente propício para aprendizagem da língua inglesa e até carga horária insuficiente para aplicação do conteúdo. Com isso, tais problemas tem implicados direta ou indiretamente na qualidade do ensino e aprendizagem do inglês em nossas escolas no município
...