Aps - Corrida da Cores
Por: GrazieleCosta • 1/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.166 Palavras (5 Páginas) • 1.073 Visualizações
[pic 1]
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
APS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
JOGO CORRIDA DAS CORES
UNIP/ 2016
UNIVERSIDADE PAULISTA
APS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
JOGO CORRIDA DAS CORES
CLÉRISSA ALMEIDA DOS SANTOS RA: C66DCE1
FERNANDA SANTANA DUARTE RA: C64JBB7
GRAZIELE LUANA DA S. COSTA RA: T1616J3
KAUANA MOREIRA LABELLA RA: C5764E9
MAYARA LUÃ SEMFRINI RA: D13923
UNIP
2016
ÍNDICE
- Introdução...................................................................... 3
- Desenvolvimento........................................................... 4
- Atividade Prática........................................................... 7
- Conclusão...................................................................... 8
- Bibliografia.................................................................... 9
INTRODUÇÃO
A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar na criança o interesse de novos desafios que lhe surgirem. Por intermédio de Jogos e do brincar a criança expressa suas fantasias, desejos e suas experiências de modo simbólico, onde a imaginação e a criatividade fluem por conta da ludicidade.
A educação lúdica é inerente, ou seja, ela parece em forma de conhecimento individual e coletivo. O jogo contribui na forma corporal, efetivo, cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência, dando conhecimento de quantidade e espaço.
Ambas ensina a criança interagir com o próximo, respeitar regras desenvolver a imaginação e a auto-estima.
Assim a criança aprende de forma natural é simples, a resolver problemas, criar, pensar, trabalhar em conjunto e desenvolver o senso crítico.
No nosso trabalho vamos relatar melhor a importância de jogos e brinquedos para crianças, bem como o desenvolvimento¸ descrição e a pratica de nosso brinquedo.
DESENVOLVIMENTO
Jogos e brincadeiras são muito importantes no papel do desempenho das crianças, é fundamental viver cada fase da vida e não é diferente na infância.
Kishimoto conceitua jogo, brinquedo e brincadeira e nos apresenta o lúdico na infância. Na discussão sobre o jogo e a educação, o jogo educativo, o brinquedo e a brincadeira são apresentados como contextualizados social e historicamente pertencentes a cultura na qual estão inseridos. O brinquedo como o objeto da brincadeira. Destaca que as funções lúdica e educativa dos brinquedos e que escolhidos voluntariamente atendem á função lúdica, ao prazer ou não, a diversão. Ao decidir brincar mergulha na ação lúdica da brincadeira e ao mesmo tempo ensina o que no momento está sendo o objeto da brincadeira. Nesse sentido, o jogo vai permitir que a função lúdica e educativa estejam plenamente atendidas, ao representar a motivação interna.
Como vimos no capitulo IV da pequena contribuição á história dos jogos e das brincadeiras trabalhado em sala de aula a criança aprende a partir do momento em que possibilitamos sua interação com as pessoas, objetos, e damos sentido a tudo o que a criança vê, toca, sente, ouve e experimenta, foi o que se trabalhou com esse jogo corrida das cores, ao faze-lo trabalhamos aspectos cognitivos, reconhecimento das cores, números ,movimentação e socialização com os outros participantes, que torna um jogo educativo, o jogo se torna uma atividade de grande motivação, liberando a espontaneidade e estimulando a ação .Jogos são denominados educativos quando direcionam o aprendizado a um desenvolvimento mais preparado, com a finalidade de ensinar algo mais objetivo às crianças. Para crianças em processo de alfabetização, os jogos permitem com que elas assimilem melhor e se familiarizem com as letras, os números, as formas, as cores e desenvolve a percepção de que existe uma lógica.
Dewey, considerado um dos mais importantes pensadores educacionais do nosso século, defende que o êxito da educação depende do enriquecimento, por parte da escola e dos educadores, das condições que possibilitam estreitar as relações entre atividades instintivas das crianças, interesses e experiências sociais. Dewey reconhece assim o jogo infantil como um instrumento educativo poderoso.
No brinquedo corrida das cores foi utilizado :
- Caixas de ovos
- Tampas de garrafas pet
- Dado
Como brincar : cada participante recebe uma cartela de ovos vazia, o participante joga o dado e preenche a cartela de ovos com as tampas de garrafas de determinada cor, ganha o participante que preencher a cartela primeiro.
Faixa etária: crianças de 4 anos de idade, fase de aprendizado, o jogo estimula conhecimento de cores e contagem de números.
[pic 2]
[pic 3]
A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a auto confiança, a autonomia e a curiosidade, devido a
...