Arte Criatividade e Recreação
Por: lucianapt • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 4.184 Palavras (17 Páginas) • 283 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Pedagogia
Atividade Avaliativa - ATPS
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
Prof. EAD
ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Prof. EAD
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Arte, Criatividade e Recreação para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Reflexão sobre as vivencias da equipe.
2.1. Semelhanças e contrastes das vivencias da equipe.
3. Qual é o papel da arte na educação contemporânea.
4. Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?
4.1. Plano de aula
5. A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.
6. Considerações Finais
7. Bibliografia
- Introdução
Este trabalho trata da disciplina de arte, ele visa aprofundar os estudos sobre competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Através do presente trabalho buscaremos meios para compreender e dominar as diversas formas de linguagem, em aspectos de recepção e produção de sentidos; refletiremos criticamente sobre a linguagem como fenômeno social, histórico e cultural, além disso perceber e entender os diferentes contextos interculturais e qual a relevância das manifestações artísticas para essa compreensão.
Enfim discutiremos a importância do ensino de arte na educação, pois ela auxilia no desenvolvimento de indivíduos críticos e reflexivos, mas que, além disso, saibam exprimir e manifestar seus sentimentos.
- Reflexão sobre as vivencias da equipe.
Relato da Aluna Leticia: Em minha infância me lembro bem das atividades que fazíamos na aula de Artes com argila, no Fundamental I.[pic 2]
Como eu adorava! Sempre gostei muito de pintar e tudo que envolvesse a arte.
Fazíamos vasos, bonequinhos, tartarugas, cachorros etc. A mão fica toda suja e quanto mais fazíamos, elas ressecavam, e tínhamos que ter sempre água por perto para molhá-las. Recordo-me da sensação de ficarmos livres para expressarmos o que queríamos fazer.
Cada aluno tinha seu avental e os materiais nós compartilhávamos com a sala toda, as ferramentas que usávamos para moldar, as tintas e depois a limpeza. Em cada mesa ficavam mais ou menos oito crianças e havia uma sala específica para essa aula.
Na aula seguinte nossa arte estava seca e começávamos a pintura com tinta. Era uma aula muito divertida e a professora sempre atenta a nos ajudar e ensinando como manusear a argila e como pintar.
Relato da aluna Luciana: Em minha infância, me recordo de ter muito interesse pelo meio artístico. Gostava muito de desenhar e pintar, tanto na escola, quanto em casa. Fiz aula por algum tempo de pintura em panos de prato e tapetes, mas perdi o interesse com o tempo. Na escola, as aulas de artes sempre foram criativas, com pinturas em telas e pinturas sobre gesso. Sempre fui incentivada pelos meus pais a fazer as coisas que gostava, mas como tenho dois irmãos mais velhos, acabava não conseguindo fazer tudo que tinha vontade.
Na escola, também havia festas juninas e quando pequena, participava com as danças. Havia muitos ensaios e, nos apresentávamos para todos os pais. Depois de adolescente, perdi o interesse pela dança e por muitas outras coisas que tinha na infância.
Hoje, trabalho com crianças e gosto muito de usar a criatividade e sempre estar inventando coisas novas para atrair a atenção dos pequenos.
Relato da aluna Mônica: Me recordo pouco de aulas de educação artística, onde tínhamos materiais diferentes disponíveis para que pudéssemos criar ou que ajudassem no desenvolvimento de nossa criatividade, me lembro que sempre recebíamos desenhos para colorir, onde todas as crianças recebiam o mesmo desenho, ou seja, todas as crianças faziam trabalhos iguais, as vezes até com as mesmas cores, nos primeiros anos, não realizamos trabalhos diferentes eram sempre desenhos pare que pintássemos com lápis de cor ou giz de cera.
Apenas no decorrer dos anos, um professor mudou essa situação, e nos trazia atividades variadas, com ênfase no artesanato. Nos ensinou a fazer diversos trabalhos como bonequinhas de lã, almofadas de lã, bibelôs com bolinhas de gude e massa de durepoxi, foram diversos trabalhos, aprendi diversas coisas diferentes e me sentia geralmente muito satisfeita com o resultado, era muito satisfatório compartilhar com os colegas o resultado, cada um mostrava o seu, e tínhamos ideias bem deferentes, o que tornava a aula ainda mais interessante.
...