Arte criatividade e Recreação
Por: evitamariasilva • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.696 Palavras (19 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
Centro de Educação a Distância
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Polo Uniderp Júlio de Castilho
6º Semestre
ARTE CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
Profª. Maria Clotilde Bastos
Pedagogia/Arte Criatividade e Recreação
Nome RA
Edneuza de Souza 365898
Eva Maria Gomes da Silva 354325
Jean Cláudia de S;Pereira 368324
Juliana F.Martins397480
Thais Aparecida S. Gonçalves 387674
Campo Grande/MS,01 de setembro de 2014.
Relatos das Memórias Escolares vivenciadas pelo grupo
As aulas de artes da então educação artística da época da Aluna Edneuza Souzasão lembradas pelo artesanato e pela liberdade de expressão, quando o tema era o desenho livre, cada criança se expressava de uma forma, que não importava o certo e o errado, o importante era a participação ativa de cada integrante na sala de aula.
A professora participava junto com alunos apresentado idéias, as vezes mostrando fotos de artes de alguns pintores renomados importantes para a história da arte moderna no Brasil.
Para Eva Maria trabalhavam-se muito as pinturas o colorido e a importância de conhecer e diferenciar as cores retratadas nos desenhos. As aulas incluíam também argila com os desenhos geométricos que lembravam a matemática, e quando o tema era livre fazíamos flores, pratos ou vasos, mas a professora não fazia referência a nenhum artista ou pintor famoso de nossa história.
Para Jean Cláudia as lembranças da aula de educação artística são sempre alegres era um momento muito esperado a professora trabalhava muito as músicas e as danças folclóricas também falava das artes culturais era um momento de interação e descontração para as crianças que participavam dançavam, cantavam e faziam perguntas relacionadas ao tema.
Sendo assim, para Juliana as aulas de educação artísticas são lembradas pela pintura especialmente da bandeira nacional e do estado de MS, a importância de aprender sobre as cores e o que representava para o estado e para educação. A espontaneidade dos desenhos livres a criatividade das crianças aflorada e participação geral dos integrantes, as músicas cantadas e dos ensaios de teatros infantis que eram apresentados na escola. Eram usados também folhas de papel sul fite para expor as ideias, caderno de desenho, lápis de cor e canetas coloridas.
Thais Aparecida se lembra dos momentos inesquecíveis que era o ensaio das peças infantis e a importância desta apresentação pelo fato de memorizar as falas de cada personagem as roupas que faziam parte da história. As músicas cantadas e ensaiadas na aula, as danças as coreografias eram momentos importantes e de grande aprendizado da cultura de cada região do País.
O Modelo Educativo vivenciado por cada integrante do grupo.
O modelo educativo apresentado por cada participante do grupo favorecia sim, para aquela época, no desenvolvimento da expressividade e da criatividade, porque permitia a liberdade expressão. Sendo assim para cada época vão se desenvolvendo novas técnicas aperfeiçoando nos estigmas nas diversas práticas e relações sociais.
As cantigas e as danças folclóricas têm como objetivo resgatar a cultura dos antepassados e a importância de cada uma para aquele momento. Estascriações artísticas revelam a história sócia cultural da humanidade, além de expressar, refletir e interpretar a realidade a partir do trabalho criativo de cada época, expondo e criando as diversas visões de mundo.
Através dos desenhos e da pintura a professora passava a conhecer as afinidades as preferências de cada aluno através da pintura da bandeira nacional descobria-se que cada cor representava um símbolo importante para o país.
Os pontos negativos apresentados porcada participante é que a professora não falava de nenhum pintor ou de uma obra de arte que tivesse importância para cultura nacional, mas também em algumas escolas não dispunham de matérias para apresentar qualquer conteúdo às informações eram limitadas principalmente estudantes de municípios do interior ou zona rural.
Objetivos das atividades artísticas anos iniciais de Escolarização.
Na visão do grupo, para época citada, a arte além de ser uma matéria que preenchia a grade curricular favorecia no desenvolvimento das crianças em reconhecer as cores e ao associar às mesmas, com as plantas e objetos, as pinturas eram a representação do colorido. As músicas cantadas eramrepresentadas como forma de conhecimento dos vários costumes, da observação e valorização das culturas, sendo apresentadas através das danças como exemplo festa juninas.
Percebe que muita coisa mudou as atividades para aquele momento eram significativas porque não tinha muitas condições financeiras e não disponha de muitos conhecimentos. Mas os professores passavam o máximo de conhecimento que possuíam diante do tema apresentado, com isso o desenvolvimento do aluno se referia apenas à parte motora e intelectual.
O principal objetivo das atividades artísticas além das pinturas era trazer de volta a cultura, a valorização e reflexão sobre os temas vivenciados. Mas em nenhuma dessas atividades percebe-se a intenção de levar os alunos a pensar ou desenvolver uma critica do meio que o cercava.
Alternativas do grupo como futuros professores na utilização de recursos na sala de aula.
Entende-se que desde os primórdios e ao longo de sua existência, o homem interage com o mundo através das diversas manifestações culturais. Neste movimento é inserido o contexto escolar, trazendo maneiras e formas de aprender a produzir arte. O professor passa ser o mediador do conhecimento, cabe a ele propiciar aos alunos o interesse na apropriação do conhecimento artístico, produzindo novas e diferentes formas de ver e sentir o mundo.
...