Arte, criatividade e recreação
Por: Juliana Camargo • 28/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.704 Palavras (11 Páginas) • 164 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Juliana Camargo RA: 6942012048
Liliane Rocha Pêgo RA: 6543252810
Arte, criatividade e recreação
Jacareí/SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Juliana Camargo RA: 6942012048
Liliane Rocha Pêgo RA: 6543252810
Arte, criatividade e recreação
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Arte, criatividade e recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora Especialista Profª Maria Clotilde Bastos e Tutora Especialista Profª Maria Valéria de Paula Barros.
Jacareí/SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------- 4
1. Etapa 1 -------------------------------------------------------------------------------------- 5
2. Etapa 2 -------------------------------------------------------------------------------------- 6
3. Etapa 3 -------------------------------------------------------------------------------------- 7
4. Etapa 4 -------------------------------------------------------------------------------------- 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------- 10
REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------ 11
INTRODUÇÃO
A criança estimulada desde pequena será capaz de na juventude ou na vida adulta tornar-se um agente transformador dos diversos valores que são importantes para todos: cultura, honestidade, paz, integridade e justiça.
A arte na educação não visa somente a beleza estética, mas trabalhar a capacidade que a criança tem de produzir, criar, deixar sua imaginação trazer para fora suas habilidades e seu olhar sobre o mundo e as coisas.
Com a arte, recreação e a criatividade o ser humano passa a valorizar sua existência, dignidade e seu direito e dever de cidadão ativo e atuante no meio em que se vive.
O papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades da criança
Tempos de Educação Artística na escola
“Em meus tempos de escola tínhamos aula de Educação Artística, utilizávamos na época do pré, materiais como: papel crepom para fazer colagens, dobradura, guache, giz de cera, entre outros. Em datas comemorativas o que mais me lembro com saudade era os decalques em sabonetes que fazíamos para dar de presente no dia das mães.
Já no Ensino Fundamental e Médio o professor nos ensinava técnicas de ampliação de desenhos, pintura utilizando giz de cera e nanquim, desenho pontilhado, tangram, releitura de obras.
Do Ensino Médio ainda possuo alguns trabalhos que guardei com muito carinho, já os do pré e Ensino Fundamental se perderam com o tempo. Naquela época as aulas eram muito dinâmicas e chamavam a atenção, era muito divertido criar, pintar, soltar a imaginação.”
Juliana Camargo
“Lembro-me pouco das atividades desenvolvidas quando criança, nas aulas de artes levava tinta guache, pintávamos desenhos prontos para colorir, algumas vezes os desenhos eram livres outras vezes era escolhido o tema pelo professor responsável, era apresentando para nós artistas consagrados, lembro que certa vez foi apresentado o trabalho de Tarsila do Amaral que foi uma pintora e desenhista brasileira do começo do movimento modernista no Brasil, quando criança achava incríveis os desenhos dela e engraçados, conheci obras de outros artistas, a aula de artes era a que eu mais gostava.”
Liliane Rocha Pego
Qual é o papel da Arte na Educação Contemporânea
A arte auxilia e desenvolve o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a imaginação e o lado criativo das crianças. A arte na educação visa à produção e a reconstrução do que é vivenciado pelo aluno de acordo com a sua realidade cotidiana, favorecendo o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando que ele expresse sua imaginação e criatividade.
...