Arte de Candido portinari
Por: silfloresta • 22/9/2020 • Dissertação • 294 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
As crianças exploram o imaginário como um elemento intrínseco à sua vida. E através das brincadeiras, artes, dança, música, fotografia etc. que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor.
Como conhecimento de mundo refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com o objeto de conhecimento, este âmbito abarca os seguintes eixos de trabalhos: movimento, arte visuais, criação, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.
Como proposta de atividade segue o anexo da Obra de Cândido Portinari.
[pic 1]
Descrever: Composição de cenas, desenho de observação e de memória, desenho de paisagem e natureza-morta, regra de proporção. Instigar o que eles conseguem retirar da obra de arte que está a sua frente.
Analisar: Cores primárias e secundárias, conversa informal sobre a vida de Cândido Portinari, apresentação da biografia do artista.
Interpretar: Leitura da imagem observando as brincadeiras infantis, a estrutura do local, que tipo de sentimento a obra atrás para as crianças que apreciam a obra (importante ouvi-las) e saber que tipo de emoção trás para cada uma delas ao apreciar.
Embasar: Podemos ver que essa obra foi pintada no Nordeste está retratando a seca do local (natureza-morta), o trabalho exaustivo deles e como o povo foge da seca.
Revelar: A proposta da releitura podemos propor de diversas formas: individual ou coletivo, através de um novo desenho ou uma montagem de um cenário para uma foto com os próprios alunos de sala.
E assim podemos captar a arte na vida de uma criança que está conhecendo o mundo e desenvolver a criatividade, a linguagens estéticas e a imaginação criadora, através do desenho, ampliando a sensibilidade e as formas e representação.
...