Arte e criatividade
Por: esmeriasa09 • 23/9/2015 • Resenha • 836 Palavras (4 Páginas) • 434 Visualizações
QUAL A IMPORTANCIA DE COMPLEMENTAR AS PRATICAS ARTITISCAS EXPRESSIVAS E RECRETIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR.
Podemos observar entre os textos lidos que a escola é um ambiente apropriado, para poder aproximar as crianças da cultura artísticas e sus autores.
Logo que este ambiente tem um modo visual onde as crianças tem a oportunidade aos alunos identificar uma produção artística e até mesmo conhecer.
Como em livros da maneira em que se é recontada uma história, através de teatro e dos jogos, buscando a capacidade de expressar dentro do real e do ilusório; pois assim as crianças possam vivenciar as experiências, e ao mesmo tempo podem atuar nesta situação.
Podemos observar que é um pouco de falta de estímulos dos professores e que deixam de mobilizar a arte nas escolas e seus estímulos. A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano.
Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.
As artes permitem participar em desafios coletivos e pessoais que contribuem para a construção da identidade pessoal e social, exprimem e enformam a identidade nacional, permitem o entendimento das tradições de outras culturas e são uma área de eleição no âmbito da aprendizagem ao longo da vida.
O PAPEL DA ARTE NA ESCOLA, E A FUNÇÃO DO PROFESSOR
Observamos em nossas discussões que o papel da arte é fundamental para qualquer criança independente a sua faixa etária. Pois a arte leva acriança a sua liberdade de expressar e impor seus pensamentos, tendo uma ideia critica.
Obtendo que a relação do professor é meramente fundamental em seus aprendizado. Assim que os professores tende a buscar novos conhecimentos e métodos para que traga seus alunos a este ambiente artístico o quanto ela é importante para sua formação crítica e cognitiva.
A Arte como forma de apreender o mundo permite desenvolver o pensamento crítico e criativo e a sensibilidade, explorar e transmitir novos valores, entender as diferenças culturais e constituir-se como expressão de cada cultura.
Estas formas revelam-se essenciais na educação em geral, pelo fato de implicarem processos cooperativos como resposta às mudanças que se vão operando culturalmente.
Buscando que o função do professor como mediador da sala é buscar para que as crianças se interessem a cada dia pela arte e as suas estruturas, para que isto aconteça é necessário muita dedicação além de novos métodos para que isto aconteça.
QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?
O ensino da arte contemporânea dentro das escolas tem sido um problema entre muitos professores, que encontram dificuldades em abordar este assunto, talvez por falta de um olhar mais preparado para a tarefa. Pois a escola é um espaço critico que deve ajudar o aluno a compreender a realidade e nela atuar.
Considerando que a arte na educação de hoje é meramente importante; pois assim busca a valorização da cultura artística; ao respeito e o interesse dos alunos a cultura.
Embora que podemos ver que a arte em meio a educação escolar atualmente está escasso e que falta interesse em parte dos alunos pela cultura e seus benefícios. Mas que muito da falta dos interesse de professores também de buscar novas metodologias e histórias para que os alunos no ambiente escolar voltem a se interessar pela arte.
O ensino de arte contemporânea requer uma mudança em nossa concepção. Devemos agora procurar desenvolver habilidades para interpretar obras de arte, para fazer sentido delas. Ver a maneira como os estudantes a interpretam e não mais somente como as percebem. A percepção está junto com a interpretação.
...