Artes, criatividade e recreação
Por: bethsbr • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.016 Palavras (17 Páginas) • 208 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
Elizabeth Abreu de Moraes – RA 6946470418
Sheila Elisa da Silva Ferreira – RA 6783395386
Atividade Prática Supervisionada (A.T.P.S.) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação da Tutora Presencial Sonia R.de Toledo Cazela.
Faculdade Anhanguera de Campinas – Taquaral
Campinas – SP / 2015
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
2. RELATOS DAS MEMÓRIAS ESCOLARES ÀS PRATICAS ARTÍSTICAS ...................
3. A IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DAS ARTIVIDADES ARTISTICAS E RECREATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR 6
4. QUAL É O PAPEL DA ARTE CONTEMPORÃNEA?....................................................... 7
5. “QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, COM BASE NAS PROPOSTAS DESTES DOCUMENTOS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA?”................................................................ 8
6.PLANO DE AULA: CORES, TONS E OBRA DE ARTE ....................................................9
7. A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL.................................................................................................10
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 2
- INTRODUÇÃO
Esta ATPS abordará relatos sobre as memórias escolares de artes da pré-escola dos integrantes deste trabalho, abordará também o papel da arte da educação contemporânea, suas intervenções para o individuo que estuda Artes, a expressividade artística dentro de seus pilares, como a dança, a música, o teatro, o jogo dramático e as artes visuais.
A apresentação de um plano de aula de artes para crianças do ensino fundamental mostrará os passos de uma aula qual o tema será sobre cores, tons e obra de artes, com o objetivo de utilizar as cores, e reproduzirem uma obra de arte do artista Leonardo da Vinci, retratando sua obra Mona Lisa.
A importância de apreciar e levar ao conhecimento e se aprofundar sobre as obras de artes de diversos artistas, expondo toda sua trajetória, sua origem, sua cultura, as significações, observando a detalhes.
Portanto, com esta atividade a criança questiona , pensa e dialoga.
A arte atribui para o desenvolvimento humano, para uma construção harmônica da desenvoltura da criança nos parâmetros do ensino-aprendizagem, intervindo em seu convívio na sociedade, o que significa que a arte progride de forma gradativa e se desperta para a criatividade em todos os aspectos, tais como: o desenvolvimento da fala como em peças de teatro, a música que estimula a voz e gera desinibição, a dança que também desinibi e se envolve com movimentos corporais, progredindo na coordenação motora da criança.
Por intermédio da arte, a criança expressa-se seus sentimentos, socializa ,cria, conhece outras culturas, além da sua própria cultura, aproxima-se da sua própria realidade, e consequentemente ao do outro também , exercendo uma grande superação da discriminação entre os educandos ainda na fase inicial.
Na junção entre o sujeito e a arte tem sua definição a partir da construção de saberes, na criação do improviso, fazendo descobertas e investigando obras de artistas que fizeram sucesso e possuem experiências de vida compartilhadas com o universo, a expressividade artística em varias formas, cores, texturas etc., tudo isso pressupõe um sujeito mais critico e determinado, contextualizando sua realidade dentro da arte.
- RELATOS DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS
- Relato da aluna Elizabeth Abreu de Moraes
“O que me faz lembrar-se daquela aula de artes e que era época de páscoa e a professora preparou uma aula de culinária quais os alunos trazia os ingredientes para o preparo do ovo de chocolate. Os alunos se dividiam em grupos, cada colocava um ingrediente na tigela, esperando os comandos da professora. Um por vez colocava os ingredientes e mexia, em formas de ovo, a gente colocava uma parte desta massa de chocolate. Todas as crianças eram organizadas, com aventais e luvas para uma aula de artes, após o preparo era levado à geladeira para endurecer, todos levam sua parte para casa, pois todos tinham a sua forminha de plástico em forma de ovo. Depois de desenformado, cada aluno embrulhava com papel especifico de ovo de páscoa. Uma experiência única e onde se trabalhava em equipes, ouvindo atenciosamente os passos da receita”. Elizabeth.
Nessa atividade a professora se propôs para cada grupo de crianças a interação, a iniciação, a socialização e estimulando a criatividade.
Sobretudo, a organização dos passos para a realização de uma receita, a concentração permitia aos alunos a focarem na sequência da receita.
A importância da arte influência no desenvolvimento do aluno, dentro e fora do âmbito escolar. Permite socializar, criar, conhecer diferentes culturas, interagir, e capacitar para seu desenvolvimento humano.
- Relatos da aluna Sheila Elisa da Silva Ferreira
“Aqui poderia ser colocado que, por eu ter estudado durante todo período escolar, do Jardim 2 ao 3º ano do Ensino Médio, graduando-me em uma única escola, talvez possa gerar dados mais incomuns quanto minhas memórias guardadas das aulas de Educação Artística, Educação para lar: artesanatos, economia doméstica, culinária , aproveitamento e reciclagem, Técnica Agrícolas, Recreação e Expressão Corporal, e nos festivais: Feira de Ciências, Festa das Nações, nas quais todas estas disciplinas contribuíram para o meu desenvolvimento criativo e a minha formação sócio cultural e educativa, e na época era a segunda melhor escola de ensino do pais, e o estilo deste colégio era educação militar: estratégia, respeito ao mais velhos, as hierarquias, ao professor, em tempos de final de república militar, respeito a cultura que todos trazemos, era e é fundamental para formação social de todos, e adiciona o aprender definitivo. E olha que nem existia a internet, computadores portáteis ou mesmo celulares.”.
...