Artigo de Pedagogia O Que é História
Por: Silvana Alves • 29/5/2020 • Artigo • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 238 Visualizações
FACULDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES
DISCIPLINA: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - TURMA: IV
PROFESSORA: KELYANA DA SILVA LUSTOSA
SILVANA ALVES DA SILVA
LAGOA SECA – PB
2020
BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. Editora Brasiliense, 2ª edição, 2016.
A história da história
História é uma palavra de origem grega, que significa investigação, informação, surgiu no século VI antes de Cristo, iniciou-se nas regiões do Oriente Próximo, da costa norte-africana e da Europa Ocidental. A primeira forma de explicação que surgiu nas sociedades foi o mito, sempre transmitido de forma oral de geração a geração, se referindo a um pseudo-tempo e não a um tempo real, pois não é datado de acordo com nenhuma realidade concreta. Existem inúmeros mitos da criação do mundo que são vistos como exemplo de toda situação criadora.
O governo era em geral monárquico, onde os reis representavam os deuses e decidem tudo, tendo seus atos registrados em anais, sendo os primeiros registros voluntários para a posteridade, são limitados por terem objetivos políticos bem explícitos.
As civilizações egípcia e mesopotâmica eram as duas mais importantes da Antiguidade Oriental, na sua história os mitos são representativos e explicam a origem divina dos homens sempre ligada a uma ideia de renascimento, é a morte de um deus e o seu renascimento que trazem o aparecimento da vida, da natureza e dos homens.
A história nasce unida à filosofia, em seu início, o campo filosófico abrange embrionariamente todas as áreas que depois iriam se afirmar como autônomas.
Heródoto é considerado o pai da história, pois foi o primeiro a empregar a palavra no sentido de investigação, pesquisa, em geral os historiadores buscam explicações para os momentos e situações que atravessam as sociedades nas quais vivem, estão ligados à sua realidade mais imediata, espelhando a preocupação com questões do momento, não com uma origem distante, remota, atemporal, mas a tentativa de entender um momento histórico concreto, presente ou proximamente passado, não procuram mais conhecer uma realidade atemporal, mas a realidade especifica que vivem, a de um determinado
...