TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes e Criatividade

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

                                             [pic 1]

                                                                  

CURSO: PEDAGOGIA

                   

O Papel da Arte e da Recreação no Desenvolvimento das Potencialidades Criativas da Criança.

                                           

Lucélia – São Paulo

Setembro/2015

[pic 2]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ARTE, CRIATIVIDADE  E RECREAÇÃO: OS CONCEITOS DE ARTE E EDUCAÇÃO QUE PERMEARAM A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS.

Atividade solicitada pela Professora Tutora EAD Maria Clotilde Bastos, e pelo Professor e Tutor presencial  Sérgio Belarmino dos Santos, Pólo de Lucélia, para fins de avaliação da disciplina.

– São Paulo

Setembro/2015

           

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ________________________________1

ETAPA 1 _____________________________________2

Memórias escolares relacionadas a práticas artísticas, de artesanato, recreação, entre outras.

ETAPA 2______________________________________4

A Arte na educação Contemporânea

ETAPA 3 ______________________________________5

Habilidades a serem desenvolvidas

ETAPA 4______________________________________7

A importância da apreciação e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.

Conclusão_____________________________________8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS _________________9


INTRODUÇÃO

A Educação em Arte no ensino infantil tem um papel primordial envolvendo os aspectos reflexivos, sensíveis, expressivos e culturais.
É bastante significativo, que o professor de arte entenda que sair da sala de aula e não ficar isolado entre as paredes da escola facilitaria a sensibilização da criança nos processos expressivos e culturais. Sugere-se então, interagir com os espaços culturais, museus, e outras instituições que produzem esse tipo de saber, para “buscar” os conteúdos apropriados para o ato de “brincar aprendendo”, com liberdade cognitiva na expressão dos sentimentos.
Desse ato de “brincar” por meio do ensino da arte, conduz a criança a vivenciar-se, perceber-se e reconhecer-se, estimulando a sua natureza, elevando a autoestima, e fazendo com que reconheça o seu valor.


ETAPA 1

Memórias escolares relacionadas a práticas artísticas, de artesanato, recreação, entre outras.                                                                

Alunos: Eduardo de Souza Ozelin

             

Em minha época,  mais precisamente lá pelos anos  de 1987,  uma característica marcante do nosso ensino, foi a valorização do 'aprender brincando'. Dentro dessa perspectiva, o objetivo era realizar atividades que divertissem os alunos, como jogos (futebol e vôlei), confecções de bandeirinhas, só que sem objetivos específicos. Os conteúdos aprendidos (se é que se aprendia algo) não eram valorizados.

Aluna: Maria Jose

Na minha época, mais ou menos 1953, não havia muitos cuidados com a educação  aprendia-se  o básico , se soubéssemos ler  e escrever estava ótimo, as escolas usavam cartilhas e aos 7 anos era a idade que se começava os estudos. Naquela época  não havia um  incentivado  ao desenvolvimento da expressividade e da criatividade do aluno.

Aluna : Margareth Nogueira Yamane

        Do maternal a 8ª série  estudei na mesma escola ,era uma escola particular, tínhamos vários professores e diversas matérias tais como: matemática, português,ciências, geografia, estudos sociais, historia, religião e  artes; essa por último era a mais esperada por todas as crianças, durante essa aula o professor passava o projeto do próximo dia comemorativo e a partir daí comprávamos os materiais e durante as aulas, que era uma por semana, íamos executando , era uma aula muito prazerosa e inspiradora. Em alguns momentos havia algo relacionado em ensinar  culinária.

Aluna: Lucélia Patrícia AP. da Silva

Nos tempos de escola, as aulas de Educação Artística eram basicamente leituras de artistas famosos, onde a professora fornecia o material necessário e tínhamos que usar nossa criatividade para recriarmos a arte.


Recordo-me de um trabalho de recriação que da obra Quarto de Arles, do pintor Vicent Van Gogh, um dos maiores artistas da história da arte, que ficou conhecido somente após sua morte e pela sua vida muito conturbada. A idéia era inovar com elementos da atualidade o quarto do pintor, e isto foi incrível. Também adorava artesanato, certa vez com casca de ovo, prato de pizza e até mesmo coador de café de papel. As aulas de educação artística eram divertidas, porque sempre eram baseados em diferentes segmentos como música e suas culturas, corpo e dança, artesanato com diversos materiais entre vários outros. Minha professora era muito prestativa e nos deixava a vontade para desenvolvermos nosso lado artístico, sempre elogiava mesmo não estando um trabalho perfeito, às vezes dava algum palpite, mas sem interferir em nossas criações.

Aluna: Eliane P. Cunha Barboza

O que me recordo das aulas de educação artística é que minha professora era muito atenciosa e nos deixava a vontade para desenvolver nosso lado artístico, sempre elogiando, mesmo não estando um trabalho perfeito, às vezes nos orientava mas sem interferir em nossa criatividade.

Reflexão

Refletindo sobre nosso histórico de atividades de artes e recreação na escola, concluímos que tais atividades, tinham uma contribuição para o desenvolvimento do aluno, principalmente no que se refere a parte motora e intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (304.6 Kb)   docx (155.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com