As Avaliações
Por: chitas • 22/9/2019 • Seminário • 563 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é entender o conceito e a relação entre avaliações,
Políticas educacionais e a qualidade do ensino.
Para prover uma educação de qualidade é necessária uma política educacional, que é elaborada através do planejamento,e são chamadas também de políticas sociais, que se encontra no Estado de direito.
O estado pode privatizar a educação ou ter o dever de prove – lá, isso dependerá do governo. Se for papel do estado atribuir uma educação de qualidade, a legislação apontará o caminho para alcançar esse objetivo, se não for, como no caso do neoliberalismo, dirá que a educação não deve ser prioridade do estado.
O texto está dividido em três partes. Na primeira contém as informações das pesquisas, na segunda a entrevista com a opinião do coordenador pedagógico sobre o assunto discutido e por último o que observa mos com as pesquisas e a entrevista.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste capítulo iremos apresentar as informações sobre avaliações, políticas educacionais e a qualidade do ensino, através de pesquisas, e uma entrevista feita com um coordenador pedagógico da escola E.M.E.B Professor Reinaldo Zanin localizada no bairro Tropical 2, Olímpia, SP.
Logo entendemos que a educação passou por diversos momentos de desenvolvimento, sendo assim visada cada vez mais a sua melhoria. Com isso, o Brasil mediante a este desenvolvimento cria vários tipos de mecanismo para avaliar a qualidade de ensino.
A utilização de ferramentas que possam auxiliar na avaliação dos resultados para nortear os docentes quanto à proposta pedagógica como o de Foco Aprendizagem, são importantes para que os professores possam avaliar os alunos de forma individualizada, encontrando as falhas no ensino e no planejamento curricular da escola. Sendo assim, na escola a avaliação externa é encarada pelos professores e alunos como avaliação da qualidade de ensino da escola, mas que não contribuem para que possam sinalizar aos docentes as falhas no ensino da mesma. Lembrando que isso não se aplica a todas as escolas, pois o que fica claro é que o Saresp vem incidindo, de modo crescente, na organização do trabalho escolar e nas práticas avaliativas, promovendo mudanças, acomodando práticas e servindo de norte para professores e alunos.
A discussão sobre o conceito de qualidade da educação não é recente. Não há consenso quando se trata de termos como qualidade e avaliação em educação. Novas versões de qualidade surgem, deixando as antigas de lado, mas sem superá-las. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de se abordar na formação dos professores a temática da qualidade em educação, e, consequentemente, a avaliação institucional, tanto externa quanto interna. Tendo em busca pela qualidade em educação como uma das finalidades anunciadas, o Ministério da Educação, por meio da Portaria Normativa nº 14 de 21 de maio de 2010 instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, o qual será realizado anualmente.
SARESP
Prova Brasil e outras são avaliações diagnósticas aplicadas aos alunos do ensino fundamental. Para que os professores possam acompanhar, avaliar e melhorar a
...