As Concepções de Ciência
Por: hotmaill • 10/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.771 Palavras (8 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 (2015-1)
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Profª. Fátima Branquinho
QUESTÕES
AULA 1
1) De acordo com as concepções de Ciência, explique a diferença entre os estudiosos (1,0):
A – interessados apenas no progresso da Ciência
Estes estudiosos são Filósofos, historiadores e sociólogos da ciência; são seres apenas interessados com o progresso da ciências; pois estes acreditam que a natureza não exerce valor sobre os conhecimentos científicos, pois o conhecimento cientifico encontra-se interligado a valores construídos ao longo das histórias ocorridas.
B – que produzem o conhecimento científico com o objetivo de gerar lucro – o crédito científico.
Estes estudiosos são cientistas em busca de descobertas que não ira contribuir somente para avanços tecnológicos e avanços quanto a descoberta de cura para doenças; pois para estes a importância de tais descobertas encontra-se interligada a questões de produção de capital; devido a isto; existem pessoas que acreditam que muitos vírus malignos foram criados por cientistas em laboratório, isto é propositalmente com o intuito de lucrarem com a venda de antídotos também criado por eles; assim contribuindo para a construção de um circulo vicioso cada vez mais gerador de capital.
C – que consideram a Ciência como mais um lugar de produção de verdades na sociedade.
São cientistas que apartir de investigações e estudos conseguem comprovar com fatos o porque de determinados fenômenos da natureza; e com base nestes fatos conseguem produzir novas descobertas a partir de testes científicos e investigações; para estes a ciência é vista como mais um espaço de produção de verdade. ( teoria defendida por )
AULA 2
2) Leia o texto abaixo com atenção:
Os objetos e fatos científicos constituídos no laboratório estão ligados a valores e interesses daqueles que os constroem. Entretanto, tais objetos e fatos interferem direta ou indiretamente no cotidiano social, criando polêmicas e de certa forma influenciando comportamentos e modificando hábitos.
A) Com base nos conhecimentos adquiridos ao estudar o capítulo 2 do seu livro texto, faça uma lista de pelo menos três objetos científicos que criam polêmicas na atualidade. Explique o porquê de sua escolha. (1,0 pontos)
- Computador com acesso a internet.
- Televisão.
- Celular.
Acredita-se que a ciência é algo muito interessante para a sociedade; e toda
e qualquer descoberta cientifica, seja num campo mais voltado para a tecnologia e/ou para a saúde tende a criar polémica isto é devido a necessidade natural que o homem possui quanto a avanços.
De um modo geral em minha opinião a tecnologia da informação e entretenimento é oque tende a gerar mais polemica em sociedade capitalista; pois estas tecnologias tendem a facilitar a propagação da informação em menor tempo; e observa-se que o ser humano possui uma necessidade interior quanto a saber oque se passa a sua volta; pois esta também é uma forma de sentir-se parte da sociedade; com isto também podemos observar "que tais tecnologias por visarem" o acumulo de capital tendem a não ser acessível pra pessoas de classe menos favorecidas, isto é pessoas de baixa renda financeira, com isto é comum a existência de preconceitos e exclusão por parte dos que tem para com os que não tem; pois em sociedade capitalista" se você não tem. você não é"; logo pode-se dizer que as descobertas cientificas geram impactos positivos e negativos em sociedade.
B)De acordo com o estudado no capítulo 2 podemos concluir que o campo científico é um espaço de competição, em que cada cientista visa conquistar o monopólio da competência científica. Diante deste paradigma, Bourdieu, Latour e Kuhn apresentam concepções diferentes sobre a dinâmica organizacional e interativa da prática científica. Apresente, de forma resumida, a concepção apresentada por cada um deles. (1,0 pontos)
Para Bourdieu a pretica cientifica encontra-se vinculada a interesses capitalistas que de certa forma encontra-se escondido na teoria de kuhnque defende a pratica cientifica como forma de conhecer as caracteristicas dos seres sociais; sejam estes cientistas ou não; já para Latour, a pratica cientifica não possui único objetivo especifico, pois são práticas que geram consequências sociais, seja estas praticas de modo premeditados ou não.
AULA 3
3) “As sociedades modernas acreditam que conseguem separar suas representações do mundo subjetivo, mítico, enfim, os valores, do mundo que a Ciência, a técnica e a economia lhes permitem conhecer, isto é, os fatos. Como consequência dessa crença no sucesso da separação entre a Natureza e a sociedade, conquistada por meio do fazer científico, a sociedade científica se pensa diferente das outras que não têm a Ciência como instrumento de leitura do mundo, construindo, assim, uma segunda separação, dessa vez entre nós e eles (Latour, 1991).”
a) Qual é o equívoco nessa dupla separação? (0,5 pontos)
A natureza e a sociedade encontram-se ligadas por fatores biológicos e científicos; pois a natureza possui grande influencia para a sobrevivência humana, como por exemplo pode-se destacar a importância da água e das ervas medicinais para a boa saúde do homem; um ponto também a ser citado é que mesmo que um indivíduo possua a profissão de cientista não elimina o fato dele ser um ser social que depende da natureza e dos elementos encontrados nela para a sua sobrevivência e até mesmo para os seus estudos científicos significativos que faz com que a natureza exerça um papel fundamental na transformação da sociedade; assim também envolvendo os saberes científicos sobre a natureza que contribui para gerar capital.
...