As Habilidades da Língua – Tratamento didático
Por: thainacrisllainy • 28/5/2015 • Monografia • 820 Palavras (4 Páginas) • 206 Visualizações
As habilidades da língua – Tratamento didático
É necessário ter cuidado ao conversar com o aluno, até porque dependendo da atitude pode deixá-lo constrangido, causando um trauma pelo qual o aluno tenha dificuldade de se comunicar com os colegas e no decorrer de sua vida. O professor deve planejar trabalhos, atividades, as quais os alunos possam interagir e aprender a lidar com os demais colegas. O professor pode utilizar em suas aulas os tipos de comunicação oral como: diálogo e a entrevista, onde os alunos aprendam a se comunicar melhor. Com a linguagem, fala e escuta, são desenvolvidas através de atividades, bem como, entrevistas e apresentação de seminários, onde ajudam a desinibir o aluno. A leitura também é um fato muito importante no desenvolvimento da fala, quanto mais se lê, mais se aprende e melhor é o desempenha na concentração.
O professor pode utilizar atividades com leitura, as quais despertem o interesse do aluno a ler. O professor pode elaborar projetos leitura, onde os alunos possam levar o livro, texto, poesia que mais gostam de ler e apresentar aos colegas em sala de aula.
Tipos de Comunicação oral
Diálogo - forma de comunicação entre pelo menos 2(dois) interlocutores, onde através de uma conversa, um escuta o que o outro quer falar, trocando informações e vice e versa. Pode ser utilizado em sala de aula, como espécie de representação de uma conversa.
Entrevista – forma de comunicação entre pelo menos 2(dois) interlocutores, onde uma pessoa pergunta e a outra responde. Pode ser utilizado de forma que os alunos possam escolher colegas, familiar, etc., para entrevistá-los.
A prática da leitura
O papel do professor/escola é tornar o aluno um leitor, porem esta pratica requer cuidados, os quais podem torná-los grandes leitores, como pode constrangê-los a ponto que peguem trauma de ler. O professor não deve apresentar na primeira aula livros como “Dom Casmurro” e exigir que o aluno leia, o interessante é apresentar diversos tipos de leitura e a importância de cada uma, exemplos como: revistas em quadrinhos, livros ilustrados, e aos poucos, apresentar os demais como: jornais, revistas, etc., com isso o aluno irá criar o habito de ler e distinguir as diversas formas de leitura. É importante que o professor tenha um planejamento para aplicar a atividade de leitura, verificar se determinado texto se enquadra aos alunos e se enquadrar, como ler de forma que os alunos se interessem, prestem atenção, com isso a preparação para perguntas também deve ser bem planejada, tanto quanto as atividades pós-leitura, o que elaborar? Como reproduzir?...
Os PCNs apresentam sugestões para se trabalhar a leitura com os alunos, que são:
Leitura diária: onde os alunos podem apresentar todo inicio de aula um texto, poema, frases que queira compartilhar com o professor e colegas de classe.
Leitura colaborativa: onde o professor lê o texto e os alunos participam fazendo perguntas e compartilhando como os demais, o que entendeu.
Projeto leitura: onde o aluno pode levar um livro que goste para ler em casa e após preencher com ajuda dos
, Bibliografia:
Variação linguística, Cap.2. Gomes. Maria Lucia de Castro, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, PLT, editora IBPEX.
Expressões das regiões norte, nordeste, sul: http://www.portugues.com.br/gramatica/os-diversos-falares-regionais-um-olhar-curioso.html
Dialetos região sudeste: http://letrasitinerantes.blogspot.com.br/2008/11/dialeto-paulista-existem-muitas.html
Jeito de falar região centro oeste: http://petgrupo.blogspot.com.br/2009/09/jeito-de-falar-de-cada-brasileiro_9596.html
As habilidades da língua – Tratamento didático, Cap.4. Gomes. Maria Lucia de Castro, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, PLT, editora IBPEX.
...