As Teorias da Cultura
Por: Juciele Teodora • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
Cruzeiro do Sul Virtual
Tema: Teorias da Cultura
Juciele Teodora Santos da Cruz
RGM: 16363043
Polo: IBE – Instituto Brasileiro de Ensino –BH
Santa Luzia
09/2016
As teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras Para aqueles que têm o objetivo de estudar o homem desde os considerados primitivos até os mais complexos, a antropologia é o caminho, pois constitui no estudo do homem cultural, biológico e social.
A partir do momento que o estudante de antropologia se dispõe a estudar outras culturas, ele precisa estar disposto a entender e aceitar uma cultura que não é a sua, precisa compreender que outras culturas diferentes existem e que ele não precisa viver esta outra cultura e sim apenas reconhecer que ela existe.
Com a antropologia é possível entender o que se é a partir do olhar de outros. A antropologia funciona como um instrumento compreensivo que proporciona que se conheçam diversas culturas, diversos tipos de organizações sociais.
As teorias antropológicas: Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo, Estruturalismo, contribuem cada uma para uma mudança de postura do estudante que se propõe a estudar e conhecer novas culturas.
O Funcionalismo trouxe uma nova interpretação, onde o foco era o contexto de um determinado momento e não as origens históricas da cultura estudada.
Já no Evolucionismo estudava-se as civilizações como um todo, juntamente com o Difusionismo, que através do processo de difusão dos elementos culturais de um sistema para outro, buscava explicações do desenvolvimento cultural.
O Estruturalismo rompe com o preconceito ao tratar as tribos primitivas e a sociedade moderna como iguais no que tange a capacidade intelectual, uma vez que traz o conceito de que essas duas culturas são diferentes, mas uma não é superior à outra. No estruturalismo o homem primitivo é colocado no mesmo patamar do homem evoluído, uma vez que, no que tange às questões mentais, os dois tem o mesmo pensamento instigado.
É fantástica a forma como Estruturalismo responde às Teorias mais antigas abordando que o importante não é a cultura que se tem e sim que se tenha uma cultura.
Enfim, a antropologia auxilia a disciplina uma vez que ajuda o estudante a se distanciar do seu ponto de vista do mundo. Auxilia-o a deixar de ver o mundo com o mesmo olhar, ajuda-o a se desligar da sua opinião comum, dos fatos comuns que ocorrem à sua volta, proporcionando que se posicione sem considerar apenas a sua cultura como a melhor, não se deixando influenciar apenas pelo que sabe e vive.
...