Atividade Reflexiva - Ensino de Matemática e Uso de Tecnologias na Educação
Por: Adriana Santos • 18/5/2020 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
Nome: Adriana N. dos S. da Silva
Curso: Pedagogia (Licenciatura)
Semestre: 3º
Disciplina: Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atividade 3: Ensino de Matemática e uso de Tecnologias na Educação
Como vivemos numa sociedade heterogênea e não cabe a escola fazer um pré-julgamento individual de cada aluno. É necessário, primeiramente, ter acesso a diversidade em sua turma, tais como: suas crenças, o saber cultural de cada um, seus credos etc., a fim de que possa desenvolver um trabalho significativo e eficaz para os seus alunos.
Assim, pode ser ministrado o ensino da matemática em sala de aula de maneira que possa ser contextualizado seu ensino com a realidade de cada criança, seus diversos contextos e acima de tudo o que se vive no dia a dia, visto que abordar essa disciplina inicialmente causa para alguns estudantes angústia e aflição devido à grande dificuldade em calcular e interpretar problemas matemáticos. O contrário, pode causar prazer e até mesmo a reflexão que a matemática faz parte da vida do ser humano e que precisa ser utilizada no dia a dia. Afinal, para o professor, se conhecermos o assunto a ser ensinado e a realidade local estaremos prontos para dar uma boa aula.
Até por que o bom profissional qualifica-se cotidianamente através da boa leitura, do uso da tecnologia, dos cursos de formação continuada, da pesquisa científica ou de qualquer outro meio enriquecedor da bagagem docente.
Para se trabalhar a disciplina da matemática propriamente dita as questões relacionadas a problematização de problemas na educação infantil deve conforme Folk e Dosnot estar relacionado com o dia a dia dos alunos, dessa maneira os conteúdos farão sentido para as crianças e serão absorvidos de maneira mais fácil pelos alunos. Visto a grande importância do trabalho docente em ajudar o aluno a generalizar para outros problemas, a partir de uma determinada ideia matemática.
Dentre as várias dimensões do ensino da Matemática, uma de suas características é o fornecimento de uma série de aprendizagens, regras e conceitos, deixando ao aluno a responsabilidade de compreender como utilizá-los. Um ensino por competências tem a intenção de oportunizar ao estudante construir significados a tudo o que aprende e utilizar os próprios conhecimentos nas situações do cotidiano (UNESCO, 2012 – p. 04)
Na disciplina de matemática deve-se ensinar aquilo que vive de maneira que torne o aprendizado eficaz e, portanto, que passe a ser significativo para a criança. Para isso podemos desenvolver atividades como jogos matemáticos tais como: bingo das multiplicações, dominó das quatro operações, twister matemático, entre outros.
Para finalizar os autores se referem que os contextos propostos nos problemas devem “fazer sentido” para as crianças e ser desafiador visto que tal ação facilita a aprendizagem a partir do momento que eles denominam de bons costumes, pois permitem a explicação do que está acontecendo e também dão origem a outras questões que podem ser interessantes do ponto de vista da Matemática. Nesse sentido é importante elaborar atividades com bons contextos, diversificados de modo a permitir aos alunos a construção gradativa das noções matemáticas envolvidas nos problemas de maneira que eles a utilizem no seu dia a dia e tenham prazer em aprender cada vez mais.
...