Atividade colaborativa
Por: keilamadeu • 16/5/2015 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais
NOME | Keila Barbosa da Silva |
RA | 3767736154 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais
Atividade Colaborativa
Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutora Keila Souza Santos Carneiro
Anhanguera Educacional
2014
A oralidade da criança pode ser desenvolvida de diversas maneiras: com músicas infantis, com leitura de histórias, na roda de conversa e etc. Cada educador deve proporcionar atividades que ampliem o repertório de palavras dos alunos de forma lúdica e prazerosa.
Já a formação de leitor e do escritor é algo que chama a atenção de muitos estudiosos e pesquisadores, atualmente a escola vem fracassando nesse quesito, porque, nem sempre contamos com a colaboração das famílias; contudo, acreditamos que o caminho mais viável é inserir a família nesse processo de aquisição da leitura e escrita, porque, dessa maneira conseguiremos êxito de forma mais eficaz.
O papel do professor no processo de ensino da leitura é o de mediador, facilitador, que sempre está disposto a inovar, ser criativo, e mudar de método se for necessário; visando sempre o pleno desenvolvimento dos seus alunos. Uma sala motivada por seu professor com certeza terá mais prazer ao ler e escrever.
Atualmente muitos brasileiros somente codifica e decodifica, são alfabetizados, mas não letrados esse é um grande desafio para nós educadores, porque, do que adiante ler um texto se não somos capazes de compreender a mensagem dele. Devemos começar estimular o racícinio critico com histórias infantis, com contos que fazem parte da realidade dos alunos pedir para eles analisarem, debaterem um assunto proposto e em seguida ir propondo textos mais complexos, sempre respeitando a idade dos alunos e a realidade que estão inseridos.
Para uma educação de qualidade o professor deve compreender o seu papel como agente transformador, mediador, estimulador, proporcionando condições para que os nossos alunos se apropriem de cultura.
Referências bibliográficas
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/07/livros-levam-mais-longe
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/telma-weisz-fala-alfabetizacao-escolas-publicas-ultimas-decadas-683815.shtml>
http://www.anhanguera.com/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html
...