Atividade colaborativa
Por: Nathinha • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Língua Brasileira de sinais
Aula-tema 05: Aspectos linguísticos: fonologia e morfologia
Nome: Natália Carvalho Torres Barbosa
RA: 6892512593
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Lingua Brasileira de Sinais apresentado á Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob a orientação do professor-tutor Muriel Zepon
Anhanguera Educacional
2013
Cenário Brasileiro para as pessoas surdas
A língua brasileira de sinais vem trazendo mecanismos de acessibilidade para o meio de comunicação entre as pessoas ouvintes e as pessoas surdas e mudas. Atualmente as pessoas surdas vem tendo alguns problemas de relacionamento com os demais que não portam nenhuma deficiência auditiva devido até ao preconceito que está em alta entre a sociedade e com isso dificulta muito para as pessoas surdas se socializarem no mundo auditivo e no mundo cheio de preconceitos irracionalistas que vem tomando aí muita gente, e isso resulta em problemas para aqueles que não ouvem.
Pessoas ouvintes não tem o conhecimento básico da língua de sinais e por esse fato a relação interpessoal com o surdo fica bastante complexa. Precisamos nos concentinzarmos em abrir nossas mentes e colocarmos no lugar dos indivíduos portadores de necessidades auditivas, pois o meio de comunicação deles com o mundo são somente desta forma, e também sua indentidade que só seria adquerida quando em contado com o outro surdo, assim como o português foi sendo inserido como domínio e acabou por estabelecer a indentidade ao povo brasileiro.
A comunicação é uma ferramenta essencial e o fato de as pessoas não dominar essa língua ou ao menos não ter uma noção básica é constituído uma barreira para a interação com pessoas surdas. O instrumento de comunicação é de grande importância para o atendimento a pessoas portadoras de necissecidades auditivas, porém quase sempre não é comprendida por aqueles que prestam assistência, os profissionais apresentam dificuldades com o vinculo a ser estabelecido entre eles, pois a influencia na LS exige dedicação como no aprendizado das Linguas Orais.
De acordo com essa perspectiva, o conhecimento é poder: dominar e utilização da língua são ter acesso a esse poder. O que parte do mundo ouvinte tenta fazer é limitar esse acesso ao mundo Surdo por preconceito, falta de informações ou domínio do considerado diferente.
Referencia Bibliográfica:
http://editora-arara-azul.com.br/estudos2.pdf
http://www.nead.unama.br/bibliotecavirtual/monografias/inclusao_social_do_surdo.pdf
...