Atividade de Auto desenvolvimento Anhanguera Educacional
Por: edilusa • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
NOME | Daniela Dias de Almeida |
RA | 6223178473 |
Atividade de Auto desenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.
Muito se discute sobre a educação no Brasil, no objetivo de universalizar o atendimento escolar a todos, com qualidade de ensino e preparo dos profissionais da área. Existem várias metas estabelecidas pelos órgãos públicos e projetos de incentivo a uma educação de qualidade, levantados pela sociedade, para que sejam garantidos os direitos das crianças estabelecidos nas leis como a Constituição de 88. Contudo nessa discussão abre se a questão da garantia de um ensino para todos com ações reais de qualidade e valorização dos educadores agentes desse processo.
Em 2009, houve a Emenda Constitucional 59, tornando a oferta do ensino público e gratuito a crianças de 4 aos 17 anos onde os governos deveriam se adaptar às novas regras até 2016. Com isso cresce a responsabilidade e com ela as ações do Poder Público para atingir esse objetivo, a questão é que de acordo com as informações do Projeto Mais Educação há um número considerável de crianças fora da escola estimado em mais de 1,5 milhão. Com esse número e um prazo tão curto o governo precisa agir de forma sistemática e atuante para atingir a meta, mais não esquecendo o compromisso com a qualidade do ensino oferecido.
O compromisso desta qualidade deve estar aliado à garantia da aprendizagem dos alunos, visando a conquista de números maiores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como o estabelecimento de metas educacionais concretas, o envolvimento da família e toda a sociedade no compromisso com a educação, direcionamento de recursos financeiros para as escolas e educadores e valorização dos profissionais da educação.
Quando se fala em valorização dos profissionais fala se sim de melhores salários, piso salarial nacional, planos de carreira. E também capacitação profissional com cursos atuais condizentes com os problemas e desafios enfrentados em sala de aula, disponibilidade de materiais pedagógicos adequados, acesso e preparo para uso de novas tecnologias, entre outras questões sempre levantadas pelos educadores. O importante é discutir, debater, compartilhar novas práticas, ouvir o professor para que eles possam direcionar formas de garantir ótimas condições de trabalho. Afinal é eles que estão nas salas de aula e que participam das conquistas e dificuldades existentes.
Diante da aceleração para cumprir as metas estabelecidas, resta o debate de como está sendo feita a inclusão dessas crianças na escola, em que condições esses profissionais estão sendo contratados, preparados e como está sendo feito este acompanhamento. É claro que temos muitas noticias através das mídias de que ainda existe muitas escolas precárias no país em péssimas condições, e muitas regiões que o acesso a escolas e profissionais ainda é limitados, e isso com certeza dificultará o acesso para implementar essas e demais ações, o que responsabiliza todo o Poder Público no compromisso com a Educação do Brasil, porque todos devem cooperar e trabalhar para diminuir a desigualdade social, e mudar toda e qualquer estrutura que impede o acesso e oferta a uma educação de qualidade.
...