Atividade de Iniciação a Docência: Práxis
Por: Luiz Otávio Borges • 24/5/2017 • Ensaio • 816 Palavras (4 Páginas) • 165 Visualizações
Atividade de Iniciação a Docência: Práxis
BORGES, Luiz Otavio (autor)
GARCIA, Letícia Silveira (coautora)
GONÇALVES, Ana do Carmo Goulart (orientador)
luizotavioborgess@gmail.com
Evento: 14ª Mostra da Produção Universitária
Área do conhecimento: Educação
Palavras-chave: Iniciação a docência, formação de professores
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é fruto de uma experiência realizada na disciplina de "Atividade de Iniciação à docência" no curso de Pedagogia - Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Cabe mencionar que esta é a primeira vez que tal disciplina foi ofertada, assim, ela configura-se como algo novo que surgiu no momento em que o curso estava sendo reformulado para, além de atender as novas diretrizes para as licenciaturas, atender a necessidade que seus estudantes, assim como seus egressos sentiam, quais sejam, vivenciar o cotidiano em escolas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Desse modo, o objetivo de tal disciplina é "estudar a constituição da escola de Educação Infantil, as modificações históricas e as práticas contemporâneas". Para tanto, tal disciplina, além de fomentar a prática de estudos e diálogos concernentes à primeira etapa da Educação Básica, prevê uma inserção no cotidiano da escola de Educação Infantil com o objetivo de aproximar os estudantes do curso de Pedagogia à realidade da escola, bem como às formas de organização e gestão.
Assim, este trabalho pretende relatar parte da experiência realizada pela turma do 2º ano - noturno do curso de Pedagogia - Licenciatura nas Escolas de Educação Infantil - EMEIs do município do Rio Grande.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Artigo 61 - parágrafo único, inciso III, diz que durante a formação de professores deve haver “a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço”. Sendo assim, a legislação nos mostra que que é preciso a união das duas para uma formação efetiva, logo buscamos, também, Freire (1996) que nos diz: “A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”. Baseado nesses argumentos, acreditamos que a teoria é a prática em ação, tendo em vista que elas sozinhas acabam, na educação, por se tornarem desqualificadas, de modo que, uma não perdura sem a outra. Daí apostar na união entre as duas, visto que são de extrema importância na formação docente.
3 MATERIAIS E MÉTODOS (ou PROCEDIMENTO METODOLÓGICO)
Para a realização da inserção nas EMEIs, os estudantes foram orientados a realizar suas práticas acompanhados de suas bases teóricas/metodológicas e foram convidados a focar suas ações tendo como orientação três eixos: gestão, cotidiano e interação. No eixo "gestão", os estudantes deveriam fazer uma entrevista com a diretora e/ou coordenadora pedagógica buscando conhecer a instituição, já no eixo "cotidiano", a proposta foi ficar atento aos acontecimentos que compõem o cotidiano e a rotina vivenciados na escola, e quanto ao eixo "interação", as ações deveriam convergir para as possibilidades e às experiências de convivência da comunidade escolar, podendo ser entre professor-professor, professor-criança, criança,criança, gestor-criança, entre outras interações possíveis de serem realizadas na escola.
...