TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades 01

Por:   •  25/8/2015  •  Exam  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE DA AULA 01

Foram os filósofos pré-socráticos que levaram ao importante questionamento sobre a origem do universo. Queriam entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.  Questionavam o início e o fim e levavam a reflexão. O primeiro modo é entender que problemas filosóficos são aqueles que nós não temos a capacidade, na época que se pensa sobre esse problema, de oferecer uma resposta definitiva, uma resposta tal que sejamos capazes de averiguar se ela é verdadeira ou falsa. A filosofia tal como vemos hoje é fruto de um certo modo de sistematizar e responder aos problemas filosóficos. Com os gregos os problemas filosóficos tomaram um corpo sistematizado. Através deles que começamos a olhar para os problemas e, a partir da natureza de cada tipo de problema, a dividi-los em grupos. 

ATIVIDADE DA AULA 02

Sócrates deixou marcas importantes, Até hoje este filósofo é sinônimo de integridade moral e sabedoria, pois sempre agiu com ética, responsabilidade, e tornou-se padrão de perfeita cidadania. Levava a todos a pensar criticamente, refletir sobre tudo, por ser um filósofo que estava sempre aberto as reflexões, as atividades dele consistiam em debater temas de filosofia, seu método filosófico ideal era o diálogo, através do qual ele se comunicava da melhor forma possível com seus contemporâneos, no esforço de transmitir seus conhecimentos para os cidadãos gregos. Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.

ATIVIDADE DA AULA 03

Entende-se que a ciência produz teorias, algumas falsas, que serão válidas enquanto não questionadas. Por este modelo, não há como a ciência tratar de assuntos do domínio da religião, que tem suas doutrinas como verdades eternas ou da filosofia, que busca verdades absolutas. A ciência desconhece até onde pode ir, e até onde está entrando em outro campo de investigação. Vivenciamos hoje, um período onde o pensamento é voltado para a técnica, para as ciências exatas e isso se deve ao fato de este tipo de conhecimento ser capaz de oferecer respostas aparentemente incontestáveis, possibilitando assim, certa certeza sobre a verdade do conhecimento e conseqüentemente na resolução do problema, mas a filosofia não traz essa certeza sobre a verdade, não possui essa o caráter de solucionar um problema de forma a torná-lo incontestável. A filosofia traz questionamentos e impulsiona o filosofo a buscar a verdade, sendo que essa verdade esta sempre em progresso, ou seja, esta sempre evoluindo e despertando o filosofo a conceitos e características que antes não havia percebido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com