Atividades Sobre Currículo
Por: Felipe Augusto • 4/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
GEYSIANE MACHADO DOURADO
WILLIAME SOUZA SOARES
ATIVIDADE 3: QUESTÕES “1 VERDADE” E REFLEXÕES ENVOLVENDO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de aproveitamento para a disciplina Currículos e Programas da Educação Básica, ministrada pelo Profº Marsiel Pacífico, no 6º período para o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas, Turma 02.
Manaus
2018
UNIVERSIDADADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina: Currículos e Programas da Educação Básica
Professor: Marsiel Pacífico
UMA VERDADE
- As divisões etárias e espaciais são fundamentais para a Educação infantil. (0,5)
FALSA. Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica: Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa. (DCNEI, 2010, p.17).
Deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem: reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades. (DCNEI, 2010, p.19)
Na transição para o ensino fundamental a proposta deve prever formas de garantir continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no ensino fundamental (DCNEI, 2010, p.30).
- A linguagem escrita não deve fazer parte da educação infantil. (0,5)
FALSA. As praticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem garantir experiências que: possibilitem as crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos (DCNEI, 2010, p.25).
3. As legislações estaduais e municipais foram suprimidas pela criação da DCNEI. (0,5)
FALSA. Além das exigências dessas diretrizes, devem também ser observadas a legislação estadual e municipal atinentes ao assunto, bem como as normas do respectivo sistema (DCNEI, 2010, p.11).
4. Não devem haver avaliações na educação infantil. (0,5)
FALSA. As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivos de seleção, promoção ou classificação, garantindo por exemplo: Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, albuns etc.) (DCNEI, 2010, p.29).
5. A educação infantil é facultativa, sendo obrigatório o ingresso do aluno a partir do 1º ano do ensino fundamental. (0,5)
FALSA. É obrigatória a matricula na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de Março do ano em que ocorrer a matrícula. As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de Março devem ser matriculadas na Educação Infantil (DCNEI, 2010, p.15).
6. As mídias devem ser utilizadas na educação infantil. (0,5)
VERDADE. As praticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem garantir experiências que: Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, maquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos e midiáticos (DCNEI, 2010, p.27).
7. As DCNEI foram concebidas unilateralmente pelo MEC. (0,5)
FALSA. Em 2008, a Coordenação Geral de Educação Infantil do MEC estabeleceu, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), convênio de cooperação técnica para a articulação de um processo nacional de estudos e debates sobre o currículo da Educação Infantil. Disso resultou uma serie de documentos, dentre eles “práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” (MEC/COEDI, 2009). Esse processo serviu de base para elaboração de subsídios para as Diretrizes Curriculares Nacionais Especificas da Educação Basica” (MEC, 2009), texto encaminhado ao Conselho Nacional de Educação pelo Senhor Ministro de Estado da Educação (DCNEI, 2010, p.33).
8. Os grupos étnicos minoritários que se propuserem a sistematizar a educação infantil devem adequar suas especificidades ao currículo nacional padronizado. (0,5)
FALSA. A proposta pedagógica para crianças indígenas é garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de Educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade. Devem por exemplo, adequar calendário, agrupamentos etários e organização de tempos atividades e ambientes de modo a atender as demandas de cada povo indígena (DCNEI, 2010, p.23).
...