Atps fundamentos e metodologia da linguá portuguesa
Por: castilho1 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.591 Palavras (7 Páginas) • 312 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome: Bruna
Nome: Débora
Nome: Erika
Nome: Valkiria
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação da professora-tutora a distância Luana Fernandes
Rodrigues Fabregat.
PIRACICABA
15/04/2015
SUMÁRIO
O Sistema de Ensino Brasileiro3
O Ensino Fundamental de nove anos5
Organizações auxiliares da escola6
Entrevista coordenadora Simone7
A Formação dos Professores8
Mapa Conceitual do sistema de Ensino Brasileiro10
Considerações Finais12
Referências Bibliográficas13
O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO
O objetivo deste trabalho é entender a estrutura e funcionamento da educação no ensino infantil e fundamental e suas responsabilidades.
A CF/88 foi promulgada e iniciou-se um caminho para a elaboração da nova LDB 9394/96 (Lei das Diretrizes Brasileiras), que é onde a educação no Brasil é regida e tem por obrigação dar andamento e segui-la.
A LDB foi criada para descentralizar a educação da União, deixando os Estados e Municípios com autonomia, para caracterizar o dever da educação à família e ao estado para a introdução do sistema de avaliação.
Falar em transformação do sistema de ensino significa trabalhar no sentido de construir as condições objetivas que permitiam a ruptura com a atual estrutura de produção do ensino-aprendizagem, portanto também com sua estrutura de relações sociais de produção.
A proposta é fazer com que o professor entenda o ensino e aprendizagem escolar como um processo produtivo. É fundamental que o professor rompa com sua resistência à produção científica e tecnológica, seja pelo medo, seja pela acomodação.
O Brasil tem tentado ficar apto as mudanças de educação, através das políticas públicas para aumentar o seu sistema educacional, mas permanece ainda com uma enorme deficiência em qualidade e eficiência. A educação brasileira continua passando por inúmeras dificuldades e assim afetam todo o país.
A falta de competência e o mau uso dos recursos públicos são as causas primordiais para os problemas sociais e com isso gera uma falta de população educada e competente, tornando assim o marco para o crescimento econômico e a limitação de recursos, afetando a capacidade de resolver os problemas no sistema educacional.
Com tudo isso gera então um processo de mudanças nas práticas educacionais. A LDB/96 houve mudanças e implantou nova reforma na educação, trazendo bastante mudança em leis anteriores.
As propostas curriculares servem para dar suporte às práticas educativas sempre valorizando e respeitando cada criança em todos os sentidos.
As propostas auxiliam na organização e dá parâmetros para as decisões e capacidades de aprendizagem e do conhecimento.
Atribuições do Ministério da Educação:
O MEC (Ministério da Educação) foi criado em 1930, após a chegada de Getúlio Vargas. Em 8/11/1990, as atividades do MEC passaram a integrar a política nacional da educação; sendo a educação, ensino civil, pesquisa, extensão universitária, o magistério e a educação especial.
-Definir e promover a execução das políticas relativas à educação pré-escolar, aos ensinos básicos e secundários, bem como às modalidades especiais e a educação;
-Definir e promover a execução das políticas de educação e formação profissional, em conjunto com o departamento governamental responsável pelas áreas do emprego e da formação profissional;
-Assegurar o direito ao ensino e a observância da escolaridade obrigatória, prevenir o abandono escolar precoce.
-Promover a inovação educacional.
O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Uma das grandes idéias dessa proposta é para que o índice de evasão escola e a reprova diminua.
De acordo com o Ministério da Educação-MEC o objetivo de ampliar o Ensino Fundamental para nove anos é principalmente, assegurar que todas as crianças tenham mais tempo de convívio escolar com isso maior oportunidade de aprender em uma aprendizagem mais ampla.
Fazendo com que a aprendizagem tanto na alfabetização como no letramento, seja mais qualificado desde o 1º ano.
Sendo assim, precisa que haja uma organização maior, com mais critérios nas propostas pedagógicas, materias didáticos e também nos currículos.
Uma das vantagens é oferecer nesse período a oportunidade de aprendizagem e também que ingressando mais cedo faz com que as crianças alcancem um nível maior de ensino.
E uma desvantagem é que com seis anos as crianças ainda aprendem brincando, e uma forma lúdica. Fazendo com que a criança nesta idade passa por um desenvolvimento cognitivo. Onde passa a ter mais agilidade com a linguagem, a leitura, interpretação e escrita.
Mesmo com toda facilidade para aprender, uma criança de seis anos ainda que goste de brincar. Não fazendo com que eles pensem que acabou o tempo de brincar e começou a seriedade.
ORGANIZAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA
O funcionamento do colégio em que trabalho é constituído por educação infantil, fundamental I e ensino médio, sendo assim cada um contendo sua coordenadora.
A coordenadora direciona no desenvolvimento das auxiliares no que deve ser feito junto das professoras em sala. E a ela também direciona a professora como trabalhar cada ponto da criança.
Também compete à coordenadora a atender Pais quando necessário junto de professoras.
Apresentação da educação infantil também cabe a coordenadora a apresentar o espaço o que é oferece a criança, apresenta o projeto pedagógico aos Pais.
...