Atps proj mult 2
Por: cristianepv • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
Etapa 3
Segundo nossas pesquisas, aprendemos que as organizações escolares da escola compõem um conjunto de pessoas (heterogêneas – professores, alunos, funcionários); finalidades – pretendem atingir objetivos específicos e diferentes organizações tem objetivos diferentes; 9finalidade comum) ocupam os elementos que as compõem, ocupam os filhos enquanto os pais trabalham, educar, transmitir conhecimentos, diferenciação de funções – estão estruturadas internamente de modo a que seus elementos tenham tarefas diferentes.
O grupo visitou a escola Vergelino Mateus de Oliveira, onde verificamos que a diretora atual não toma decisões sozinha, existe um grupo de pais da escola que ajuda nas decisões a serem tomadas, para que sejam as melhores possíveis para a utilização do fundo recebido, esse grupo é conhecido como “APM”, esse grupo é constituído por diversos representantes, dos mais diversos segmentos da comunidade escolar, ou seja, pais, alunos, professores, e demais servidores, destinados a participar das decisões da escola , que se reúne para sugerir medidas, propor soluções ou tomar decisões. É um órgão coletivo de decisão e análise dos problemas da escola. O colegiado escolar é um instrumento de democratização das decisões, que dá lugar à vivência democrática de idéias, de necessidades comuns, de alternativas (vista por várias óticas) discutidas e partilhadas coletivamente.
Segundo nossas pesquisas, a instituição escolhida necessita de uma estrutura de organização interna, geralmente prevista no requerimento escolar ou em legislação específica municipal. A organização auxiliar da escola tem como estrutura: secretaria; setor tec. Administrativo; serviço de zeladoria; limpeza; vigilância; multimeios; conselhos da escola; direção; assist. de direção; ou coordenador; professor, pais e comunidade.
Fizemos algumas perguntas à direção da escola sobre esse assunto, veja à seguir:
Perguntamos o que significa exatamente ter um grupo de auxílio na escola? E a resposta foi que, quando se tem a ajuda de pais e professores no processo de tomar decisões no que diz respeito à escola, se tem uma visão melhor, mais ampliada sobre a vida escolar do aluno, pois estende a escola até o seu lar, ficando bem mais fácil de entender as necessidades do aluno e professor.
Quem são os parceiros da educação? Nossos parceiros, além do Estado e Município, é claro, são todos aqueles que de alguma forma demonstram interesse em nos ajudar, como por exemplo, empresários, empresas, fundações e institutos, tudo voltado à educação.
Em que esses grupos contribuem para a sociedade? Em geral eles ajudam a transformar a qualidade dos ensinos das escolas públicas, e isso acarreta em mudanças no futuro da nação, pois isso é essencial para desenvolver o país e criar uma sociedade mais justa, de uma boa escola saem profissionais preparados para um mercado de trabalho cada dia mais globalizado.
Etapa 4
A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores da educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos (05) cinco primeiros anos do ensino fundamental, oferecida em nível médio na modalidade normal.
...