Avaliação da Aprendizagem Matemática
Por: Itamara Marques Garcia • 4/5/2017 • Tese • 456 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Avaliação da Aprendizagem Matemática
TREVISAN, André Luís; MENDES, Marcele Tavares. Avaliação de Aprendizagem Escolar 2916. Disponível em: http://www.sbem.com.br. Acesso em: 02 de mai. 2017.
Samanta Caroline Alves
Itamara Marques Garcia
Turma 1o ( x ) 2o ( ) horário
O artigo apresenta alguns aspectos e possíveis encaminhamentos envolvendo a utilização da prova escrita como instrumento de avaliação na disciplina de Matemática, com elaboração de uma prova escrita com sugestões de ressignifica-la por meio de utilização de cola e por fases. Com isso a avaliação com essas sugestões se tornara uma pratica de investigação e como oportunidade de aprendizagem, permitindo que o professor rever sua ação e suas escolhas didáticas e aos estudantes suas estratégias de estudos.
O instrumento de avaliação deve ocorrer durante um processo de planejamento de ensino, adequando os recursos de avaliação aos objetivos previstos, onde o professor varie os suportes como observação, auto avaliação e registros escritos, com maior quantidade de informações e dados para poder re planejar seu trabalho e orientar a aprendizagem dos alunos.
O único instrumento nas aulas de Matemática, apesar de variedades avaliação escolar a mais utilizada e principal é a prova escrita, ela não promove as respostas necessárias para gerir e compreender os processos de ensino e aprendizagem, mas fornece a produção escrita de cada aluno. A prova é proposta resolvida individualmente sem consulta ou auxilio de algum instrumento e com tempo limitado. A elaboração de uma prova escrita, envolve reflexão nos aspectos objetivos, escolha das questões que contemplem os diferentes níveis do domino cognitivo, a elaboração do critério de correção, atribuição de notas, o planejamento de ações de feedback e a recuperação.
No texto é proposto algumas alternativas de avaliação como a utilização de “cola” durante a prova, onde o estudante por si próprio elabore anotações como formulas, definições, esquemas, exercícios resolvidos, tudo que possa auxilia-lo durante a prova, mas tudo com orientação do professor de como será feito essas anotações, a quantidade de folha, o que poderá ou não conter, como poderá ser utilizada.
Outra proposta de avaliação é a prova em fases, onde a primeira fase é a realização da prova na sala de aula com tempo limitado e a segunda fase a ser feita em casa como trabalho adicional. Há teses de elaboração de avaliação com várias fases, onde se pode utilizar a fase oral (facultativa) logo após a escrita.
Também foi considerado que uma pratica de avaliação e oportunidade de aprendizagem não se configura plenamente em uma sala de aula sem repensar toda a pratica pedagógica, porque a pratica avaliativa é um elemento da pratica pedagógica. Contudo o texto não está propondo a abolição a prova escrita e sim a potencialidades e as possibilidades de ressignifica-la.
...