Avaliação de espaços sociais
Por: Ariane ✠ • 31/5/2016 • Seminário • 326 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
2-
São vários os espaços de atuação do pedagogo nos dias atuais e um deles é no hospital trabalhando no acompanhamento pedagógico de crianças e adolescentes em situação de internamento hospitalar. Ele tem papel fundamental dentro da educação pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares.
Os trabalhos feitos por pedagogos em hospitalares devem buscar o desenvolvimento das potencialidades das crianças e não evidenciar os seus fracassos As práticas pedagógicas ao serem planejadas devem ser levada em conta a individualidade e a flexibilidade.
Porém, o papel do pedagogo hospitalar vai além das práticas pedagógicas e orientações educacionais. Precisam haver momentos de aprendizagem acompanhados de momentos lúdicos e recreativos que ajudem as crianças a alcançar o desenvolvimento acadêmico, bem como de seu estado de saúde.
Segundo Sassi et al. (2004, p. 48 ) A educação no ambiente hospitalar funciona como um suporte psicopedagógico para o escolar hospitalizado reintegrando-o e socializando-o, tornando o hospital um lugar com mais calor humano e alegria, propiciando à criança entusiasmo e vontade de viver.
Portanto, o pedagogo é o profissional que irá mediar a educação em um ambiente escolar. O seu trabalho irá manter uma conexão do aluno/paciente com o mundo fora do hospital, fortalecendo e mantendo o vínculo escolar e consequentemente o social, ao promover um espaço de interação social. O aluno/paciente deve ser estimulado e motivado para que no momento em que este sair do hospital, esteja pronto para sua reinserção social e escolar.
3-
Para os Sem Terra, o Movimento é uma grande escola, pois o processo de formação humana dá-se na experiência e pelo conhecimento produzido na luta social.
Essas matrizes vinculam-se intencionalmente às vivências educativas e formam o sujeito social e político.
Dessa forma, compreendemos que a educação do MST pode ser categorizada como revolucionária, pois como bem ressalta Caldart (2004) essa educação prova que nada é impossível de mudar, produz utopias e constrói uma postura política de contestação social.
...