Avaliação eduaccional
Por: ka.manu • 15/9/2015 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Falar em processos avaliativos é imediatamente relacionar com a nota. Ao longo dos meus anos como estudante, agora raciocino que ao fim de tudo tive que obter a nota, independente do caminho percorrido para chegar a ela, caminho esse em grande parte de decorar assuntos, muitos sem despertar interesse e nem curiosidades, apenas para cumprir protocolo. Observo que ainda hoje a avaliação final é a temida nota, que pode ser por decorar assuntos ou mesmo pelo aprendizado de fato. E que professores que apresentaram a realidade e buscaram inovar e relacionar o conteúdo de uma forma diferenciada, ainda consigo lembrar deles e até de aulas que foram divertidas e trouxeram fácil assimilação.
Por isso é necessário uma nova concepção de avaliação, uma avaliação que colabore com a construção do conhecimento, com atividades que estimulem o pensar. Assim o aluno participará do processo, não sendo apenas avaliado e mesmo que não alcance o objetivo, o professor possa compreender e traçar um meio para auxiliar o aluno. Trabalhar com a realidade do aluno e conhece-lo ajuda nesse processo, conhecer seus limites auxilia no que apresentar de novo, para que ele compreenda e reflita sobre o que está sendo aprendido. É o que sempre é discutido, respeitar o aluno e sua bagagem de cultura e conhecimentos e com isso fazer uma ponte para o conhecimento e suas práticas metodológicas.
Para um aprendizado de valorização é importante motivar esse aluno com histórias, jogos, músicas, pesquisas, reflexões e etc., motivação é o foco nesse método, por isso a necessidade de conhecer os alunos e seus interesses e com apoio nisso dar início ao processo avaliativo. Um processo de avaliar o aprendizado real, que inspire a construção e a transformação.
O professor deve compreender que surpreender é sempre importante, se ele trouxer novidades e sair da rotina do uso dos livros didáticos, caderno e prova, seus alunos irão se interessar e participar desse processo da educação, estar atualizado com as novidades que rodeiam a faixa etária dos alunos, para desta forma chamar a atenção e proporcionar participação. Desta forma se professor e aluno se conhecerem e compartilharem desejos, acredito que ficará mais fácil a conquista de conhecimentos.
...