BIOGRAFIA DE JEAN PIAGET
Por: 12345678901010 • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 626 Palavras (3 Páginas) • 763 Visualizações
Mariane Ferreira 15012921
Tamires Esperidião 15043797
Mariana Lima 15047962
Michele 15059171
2B
Biografia de Jean Piaget
Campos: SM
Curso: Pedagogia
Disciplina: Pensamento Linguagem e
Desenvolvimento Humano
Professor (a): Reni
Universidade Cruzeiro do Sul
SÃO PAULO – 2015
Biografia de Jean Piaget
Segundo artigos de pesquisa científicas retirado do Google Acadêmico, Jean Piaget nasceu no dia 09/08/1896 na cidade de Neuchâtel na Suíça, veio de uma família abastada e culta. Começou os estudos e pesquisas muito cedo, assim demonstrando as suas habilidades e capacidade de observações cientifica.
Aos 11 nos de idade Piaget torna-se assessor do Museu de Historia Natural de sua cidade natal, desde o ginásio ele mostrava-se interessado por filosofia e Psicologia, mas foi em biologia que se formou em 1915, assim se dedicando a malacologia, e publicando artigos, e defendendo sua tese de doutorado sobre moluscos.
Após dedicou-se a filosofia, na tentativa de conciliar a ciência com a religião, surgiram algumas dificuldades, porém superou as mesmas, redigindo uma obra volumosa: Realismo e nominalismo nas ciências da vida, onde defendia o dualismo bergsoniano entre o vital e o matemático.
Piaget estudou também psicologia em Zurich com Lipps e Wreschner, e psiquiatria com Bleuler; “Piaget tinha se convencido de que a psicologia experimental poderia ser útil a um epistemólogo por vocação.” (SILVA, VIANA e CARNEIRO, 2011). Passou também pelo Instituto de Jean Jacques Rousseau, em Genebra, contribuindo com pesquisas destinadas à formação de professores, em 1929 foi nomeado diretor do instituto, e no ano de 1932, nomeado codiretor do mesmo.
Na década de 40, torna-se sucessor de seu mestre Claraparede e assume como diretor do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade, continuando organizando os Archives de Psychologie. Em 1950, publica a Epistemologia Genética, em três volumes, sua primeira tese sobre a teoria do conhecimento, após funda o centro Internacional de Epistemologia Genética, destinado a pesquisas sobre a formação da inteligência.
Jean Piaget tinha como preocupação principal de pesquisa, o desenvolvimento humano, onde este foi uma de suas principais teorias chamada Psicogênese, que como base desta teoria, os construtos teóricos por ele elaborados e estudados cientificamente, para explicar a gênese do conhecimento.
Segundo a discrição da autora Ana Mercês Bahia Bock, que segundo Piaget, existe diferentes formas de interagir com o ambiente nas diversas faixas etárias, aonde ele divide esta teoria do desenvolvimento humano em períodos diferentes, tais como;
1º Período sensório-motor;
2º Período pré-operatório;
3º Período operações concretas e
4º Período operações formais.
Para Piaget, cada um desses períodos é desenvolvido pelo individuo da melhor forma, durante toda vida, pois todos passam por estes períodos.
De acordo com o artigo cientifico,
conclui-se que na teoria da Psicogênese Piaget enfocou seu olhar sempre na questão da inteligência como o ‘motor’ do desenvolvimento humano; questões como a linguagem, afetividade, desenvolvimento do juízo moral e a aplicação da sua teoria à educação foram discutidos por ele, porém não foram seus temas centrais de preocupação. (BARDUCHI, 2004, p. 16-17)
...