BRINCADEIRAS DO FOLCLORE BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: otne • 2/5/2017 • Relatório de pesquisa • 2.641 Palavras (11 Páginas) • 420 Visualizações
[pic 1]
NÚCLEO DE CONHECIMENTO BRASILEIRO
MANTIDO PELA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES PARA O
DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - APDENSB
MINISTRANTE: PETROMAÍRA SILVA DE CARVALHO
DISCIPLINA: PESQUISA I
MARIA DA GUIA DE SOUSA
BRINCADEIRAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SIMPLÍCIO MENDES - PI
2016
MARIA DA GUIA DE SOUSA
BRINCADEIRAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Pesquisa I apresentado ao Curso de Pedagogia, do Núcleo de Conhecimento Brasileiro - ÁGORA, como requisito da referida disciplina.
ORIENTADORA: Petromaíra Silva de Carvalho
SIMPLÍCIO MENDES - PI
2016
SUMARIO
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA...................................................4
2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.............................................................................6
2.1 QUESTÃO PROBLEMA ........................................................................................6
3. PRESSUPOSTOS....................................................................................................6
4. OBJETIVOS.............................................................................................................7
- OBJETIVO GERAL.................................................................................................7
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS...................................................................................7
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................................7
5.1 AS BRINCADEIRAS DO FOLCLORE BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.7
5.2 A “INFÂNCIA E O FOLCLORE” E O FOLCLORE COMO FERRAMENTA EDUCATIVA ................................................................................................................8
5.3 A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA ATRAVÉS DO FOLCLORE....................................9
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS..............................................................10
6.1 MODALIDADE DE PESQUISA............................................................................11
6.2 CAMPO DE OBSERVAÇÃO................................................................................11
6.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS .......................................................11
6.4 CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DOS DADOS........................................................11
6.5 DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DA INVESTIGAÇÃO...............................................12
7. CRONOGRAMA.....................................................................................................12
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA
Todo e qualquer ser humano possui cultura folclórica. A cultura vai se desenvolvendo nas inclusões e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que atuam diretamente ou indiretamente na construção da cultura folclórica individual são: família, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, grupos sociais a que pertencemos, artística, literária, tecnológica, religião, meio ambiente, trabalho, estudo, lembranças do passado, contexto econômico, os sistemas político, além de outros. O fato é que esses fatores nunca atuam isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e desenvolvem uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que ganhamos a herança cultural do folclore, atuamos e produzimos cultura de forma que nos tornamos, como solidariedade, afeto e respeito. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade são chamados de transmissão de conhecimentos folclóricos de geração para geração. Esse projeto surge com o propósito de brincadeiras do folclore brasileiro na educação infantil de uma escola pública com a finalidade de resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira e a necessidade de se manter viva a cultura folclórica dos povos de forma a proporcionar e anunciar o conhecimento e as informações tão indispensáveis na construção de nossa história me levou a desenvolver este projeto brincadeiras do folclore brasileiro na educação infantil, que ajuda na compreensão do “Hoje”, fundamentado em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se desapareça com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos mitos e lendas nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos habitantes das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram inventadas para passar mensagens importantes ou apenas para assombrar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles abrolharam origem às festas populares brasileira, que acontecem pelos quatro cantos do país. As lendas são histórias narradas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam acontecimentos reais e históricos com acontecimentos que são invenções da alucinação das pessoas. As lendas buscaram dar esclarecimento dos acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Os mitos são narrativos que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam esclarecer os fenômenos da natureza, através de esclarecimentos científicos, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, personagens sobrenaturais e heróis se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo. O folclore despontar de muitas formas, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com força em qualquer povoado. Da mesma forma que a cultura erudita, ou seja, a chamada “alta cultura” (música clássica, poesia, literatura, teatro etc.), a cultura popular é de suma importância para a construção da identidade de uma geração, ou de uma civilização inteira.
...