A presença das brincadeiras tradionais na educação infantil de 4 e 5 anos
Trabalho acadêmico: A presença das brincadeiras tradionais na educação infantil de 4 e 5 anos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anacrisrebelo • 12/9/2013 • Trabalho acadêmico • 858 Palavras (4 Páginas) • 668 Visualizações
PRÉ-PROJETO DE TCC
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
CURSO DE PEDAGOGIA
A PRESENÇA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA TURMAS DE 4 E 5 ANOS
ANA CRISTIANE S. REBELO R.A: 5579152807
ELAINE MARIA L. DA SILVA R.A: 2578462382
LUCAS ALBERTO DE FARIA R.A: 2152232174
MARIA APARECIDA FURTADO R.A: 2167251681
RAQUEL MARIA DA SILVA R.A: 2121217461
Jacareí – SP
2013
Nome do aluno
ELAINE MARIA L. DA SILVA R.A:2578462382
LUCAS ALBERTO DE FARIA R.A:2152232174
MARIA APARECIDA FURTADO R.A:2167251681
RAQUEL MARIA DA SILVA R.A:2121217461
A PRESENÇA DAS BRINCADEIRAS TRADIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 E 5 ANOS.
Pré-projeto apresentado à Coordenação do Curso de Pedagogia como requisito básico para iniciar o processo de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador (a): Silvia Helena Nogueira
Maria José E. G. Biguetti
Jacareí-SP
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS
4 METODOLOGIA DA PESQUISA
5 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
O brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas se diverte, mas recria, interpreta e se relaciona com o mundo em que vive. Brincando, a criança aprende.
Este trabalho se constitui de uma pesquisa bibliográfica e de um trabalho de campo, realizado em três escolas da rede de ensino municipal de São José dos Campos, nas quais foram observadas crianças que participam do processo de ensino e aprendizagem de Educação Infantil.
Meninas , esquecemos de colocar a introdução correta, acho que Alaine não salvou,
Atenção meninas já fiz .Bjos Maria.
Realmente essa introdução estava na 1ª e a professora deu ok!!
2 JUSTIFICATIVA
Estamos no século aonde as brincadeiras foram trocadas pelas tecnologias, as crianças já desde de pequenas dominam essas novas mudanças pela qual estamos passando o que é muito importante pois o mundo de hoje que tem uma certa cobrança não só para as crianças mais a população de uma maneira geral para que obtenha o domínio da tecnologia .
Como educadores tem compromisso com a nova geração em transferir conhecimentos que com o passar do tempo estão se perdendo como por exemplo as brincadeiras que acabaram sendo deixadas de lado . Brincadeiras que nós e nossos pais e avós brincaram que foram muito importante para o nosso desenvolvimento.
Responsabilidade aonde aprendemos, é fundamental para o desenvolvimento do individuo ,valores esses são tão importantes, para obter uma vida social. Devemos resgatar a importância da brincadeiras para crianças nas idades iniciais em desenvolvimento incentivando as crianças a viverem em sociedade , com responsabilidade.
O papel do professor deve ser conscientizar os pais, os alunos e as crianças da importância das brincadeiras e jogos para manter não só a cultura mais também a importância do ser humano saber que é necessário viver cada etapa da vida, criança tem que ser criança brincar se divertir para ser torna uma pessoa com a maturidade que há muitos falta hoje por pular etapas essenciais a vida como a etapa das brincadeiras .
3 OBJETIVOS
Refere-se à indicação do que é pretendido com a realização do estudo ou pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. Define o que se quer fazer na pesquisa. Os objetivos devem ser redigidos com verbos no infinitivo, exemplo: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.
3.1 GERAL
O objetivo geral deste trabalho é identificar se as brincadeiras tradicionais estão sendo aplicadas aos alunos de 4 e 5 anos na Educação Infantil e como é utilizada essa importantíssima ferramenta na educação da criança.
3.2 ESPECÍFICOS
- Identificar as
...