BRINQUEDOTECA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Associação dos Sudos Uberaba • 4/11/2021 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 1.344 Visualizações
BRINQUEDOTECA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Aluno: Carla Ellen R Gonçalves Turma: 1473 PED
ROTEIRO DA ATIVIDADE
Disciplina Educação de Jovens e Adultos
Data 25/10/2021.
Tema Escolhido com justificativa Que horas são?
Aprender a reconhecer as horas em um relógio analógico e montar frases com as horas determinadas na atividade
Atividades que serão desenvolvidas Todos os alunos recebem uma determinada hora e precisam monta-la no relógio, após concluir essa atividade o aluno precisa criar uma frase com a hora determinada.
Tempo necessário O tempo proposto é 1 hora para a turma com 20 alunos.
Material Utilizado Cartolina, cola, tesoura, EVA colorido, caneta e folhas A4.
Expectativas em relação às atividades (objetivos) Reconhecer e utilizar as horas de relógios analógicos. Reconhecendo-os na comunicação oral e escrita.
Também para acréscimo de conhecimento dessa atividade na resolução de questões de matemática em provas e avaliações.
Quantidade de alunos e faixa etária Todos os alunos podem participar.
Faixa etária: 20 anos
APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO
Aprendizagem significativa é o processo que se dá entre a composição antecipada de conteúdos estudados ou absorvidos anteriormente e que influenciam na maneira de recebimento dos conteúdos novos. Estes, por sua vez, passam a influenciar as antigas informações, tornando a aprendizagem cognitiva, ou seja, a integração do conteúdo aprendido numa estrutura mental ordenada. Há, no processo, uma interação cujo resultado modifica tanto a nova informação, que passa então a ter significado, como o conhecimento específico já existente, relevante, na estrutura cognitiva do indivíduo sujeito da aprendizagem (Moreira, 2001).
É fundamental na alfabetização, jogos e brincadeiras lúdicas que potencializem a construção de relações pedagógicas, seja ela de uma criança ou de jovens e adultos. Contribuindo para a construção social desse indivíduo e sua interação. A finalidade desse trabalho é fazer que os alunos compreendessem o conteúdo por meio de metodologias inovadoras. Levando em consideração que esse aluno já possui uma visão formada sobre o mundo. Tem-se uma socialização, uma troca de conhecimentos. Paulo Freire (1996) afirma que, quanto mais adulto maior será a chance de se reconhecer como pessoa em sociedade escolar, pois quem aprende brincando revive e resgata com alegria do brincar. Na sala de aula o professor é capaz de resgatar o sentido social, através das metodologias usadas com seus alunos. Quando o conteúdo e agradável esse aluno dificilmente vai se esquecer. A ludicidade traz a esses indivíduos
...